O Ministério da Cultura do país árabe, em parceria com a FAAP, vai realizar a partir do dia 31 a exposição 'Marrocos'.

quarta-feira, 19 de março de 2008

São Paulo – A partir do dia 31 os brasileiros vão poder conhecer de perto um pouco mais da história do Marrocos. É que o Ministério da Cultura do país árabe, em parceria com a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), traz para São Paulo a exposição "Marrocos", que vai reunir cerca de 500 peças dos mais importantes museus marroquinos. A mostra, que será realizada no Museu de Arte Brasileira da FAAP, ficará aberta ao público até 22 de junho.

"O objetivo da exposição é reforçar as relações culturais entre os países em desenvolvimento e também mostrar ao povo brasileiro os componentes da riqueza do patrimônio cultural do Marrocos", afirmou à ANBA o diretor do Patrimônio Cultural do Ministério da Cultura marroquino, Abdellah Salih, um dos organizadores da mostra. Segundo ele, esse tipo de ação aproxima as nações e permite um maior conhecimento mútuo de cada sociedade para uma verdadeira parceria.

A idéia de fazer uma exposição sobre o país árabe na FAAP surgiu em 2006, quando a embaixadora do Marrocos em Brasília, Farida Jaïdi, foi convidada para fazer uma visita oficial à faculdade. Na época, o museu da FAAP estava realizando uma exposição sobre a Grécia. "Era uma grande exposição e tinha muita coisa. Fiquei impressionada. Aí eu sugeri fazer uma exposição sobre o Marrocos", disse a embaixadora. Desde então ela trabalhou para que a mostra ocorresse.

Segundo Farida, a realização da mostra em 2008 não é por acaso. "Vai ser um ano importante porque vai ocorrer a segunda reunião de Cúpula América do Sul-Países Árabes", disse. O encontro de chefes de estado e governo está programado para ocorrer no segundo semestre, em Doha, capital do Catar. "Espero que a exposição sirva para mostrar mais a cultura do Marrocos, que é muito rica", acrescentou a embaixadora.

De acordo com Salih, a exposição deverá contribuir não somente para aproximar dois povos, mas também para um aumento no fluxo de turistas entre os dois países. O diretor do Patrimônio Cultural do Marrocos virá o Brasil junto com a ministra da Cultura do país árabe, Touria Jabrane Kryatif, e de outros representantes de instituições culturais marroquinas.

A exposição

O Marrocos, que está localizado no extremo norte da África, se encontra próximo do continente europeu, o que resultou em séculos de trocas e dominações recíprocas. Mesmo com uma miscigenação de culturas e fortes influências externas, o Marrocos nunca perdeu sua verdadeira identidade. As obras que serão apresentadas em São Paulo vão tentar contar um pouco dessa história, desde sua antiguidade até os tempos atuais.

A exposição será dividida em quatro partes. Primeiro, "As origens", que incluem peças como vasos decorados do período Neolítico e inscrições rupestres da Idade do Bronze. A Antiguidade e os séculos até o início do período muçulmano são ilustrados por objetos marroquinos de uso diário.

A segunda parte, chamada de "Artes Tradicionais", traz aspectos das práticas espirituais e intelectuais da vida cotidiana da cidade e do campo. Para representar essa arte, serão expostos diversos objetos, como jóias, bordados, tecelagens, trajes, cerâmicas e armas. É nesta parte que o público também vai poder ver um espaço cenográfico que interpreta o interior de uma casa marroquina. Salas com baús, estantes em madeira entalhada, chão coberto por tapetes típicos do Marrocos, almofadas e espelhos fazem parte desse cenário.

Em seguida, "O olhar dos artistas orientalistas e pintores viajantes", que vai da segunda metade do século 19 até a metade do século 20. Nessa seção, a exposição vai abordar o olhar estrangeiro de desenhistas, pintores, escritores e fotógrafos que passaram pelo país árabe, que é considerado um destino que exerce forte influência e fascínio em seus visitantes.

Por último, "A Arte Contemporânea", que traz pinturas e fotografias de artistas marroquinos que dão um panorama da produção artística contemporânea do país árabe.

Serviço

Exposição "Marrocos"
Data: 31 de março a 22 de junho
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo
Horário: terças a sextas-feiras das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h
Informações: (11) 3662-7198
Visitas Educativas: agendamento (11) 3662-7200
Entrada Gratuita


http://www.anba.com.br/orientese.php?id=105

0 comentários: