GHAZAL , GHAZEL, GASAL ou GAZEL

sábado, 29 de agosto de 2009

Na literatura islâmica, é um género de poema lírico, de expressão mais breve do que a cásida, de forma leve, quase sempre dedicado a temas amorosos místicos, que surgiu no final do século VII. As composições de 'Umar ibn Abi Rabi'ah (falecido em c.712/19), de Meca, são provavelmente as mais antigas e ainda hoje são lidas com fervor. Um dos temas mais populares do ghazal, introduzido por Jamil (falecido em 701) é o do sacrifício da vida pelo amor, entre pessoas que tudo fazem em nome da sua paixão idealística. Tal tema será glosado até ao século XVIII na Pérsia, Turquia e um pouco por todo o mundo árabe. Hafez (ou Hafiz) (falecido em c.1389/90), um dos mais representativos poetas persas, revitalizou o ghazal e aperfeiçou a sua forma típica. A partir de Hafez, é costume o poeta revelar o seu nome no final da composição. O poeta romântico alemão Goethe inspirou-se na tradição do ghazal para compor West-östlicher Divan.

Bib.: A. Pagliaro e A. Bausani: Storia delle letteratura del persiana (1960) Inder Jit Lall: "Ghazal as a Form of Poetry and Music", Indian and Foreign Review, 1, 14 (1980).

Vagas de Emprego Dubai e Emirados Árabes

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ultimamente muita gente do setor hoteleiro brasileiro está de malas prontas buscando um novo início em um novo país, o destino de muitos deles é Dubai.

Mas por quê  afinal Dubai? A resposta está na crescente ascensão que está cidade anda tendo nos últimos anos. Além disso, a presença de diversos hotéis de luxo, inclusive um dos poucos 7 estrelas do mundo, contribuem para que brasileiros optem para ir tentar a vida por lá.

Para quem também está pensando em começar uma vida profissional lá nos Emirados Árabes, a Empregolândia selecionou uma lista de sites com oportunidades de emprego na região e que podem ajudá-lo nesta busca. Os sites são os seguintes: