Tunísia planeja missão ao Brasi

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

São Paulo – O encarregado de negócios da embaixada da Tunísia em Brasília, Sami Nagga, disse ontem (07), em entrevista à ANBA, que o país árabe quer organizar uma missão empresarial ao Brasil no começo do próximo ano. "A balança comercial entre os dois países não é muito equilibrada. A Tunísia precisa diversificar suas exportações para o Brasil", afirmou. Sagga esteve na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, junto com o primeiro-secretário da embaixada, Mohamed Tascou.

De janeiro a setembro deste ano, as exportações brasileiras para a Tunísia somaram US$ 118,4 milhões, o que representou um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as importações brasileiras do país árabe ficaram em US$ 99,4 milhões, um crescimento de 55% se comparado com o mesmo período. "A Tunísia exporta basicamente fosfato para o Brasil. Por isso é preciso fazer um trabalho para diversificar mais os produtos tunisianos no Brasil", disse Nagga.

Segundo ele, a idéia de organizar uma missão ao Brasil ainda está sendo discutida, mas os principais setores que devem ser representados pelos empresários da Tunísia são da indústria têxtil, agrícola, farmacêutica e de serviços de hotelaria. Para Nagga, o principal problema comercial entre os dois países é a distância. "É um fator que atrapalha", disse. Atualmente, os principais parceiros comercias do país árabe são: França, Itália, Alemanha, Espanha e países do Magreb.

De acordo com Nagga, também há muitas possibilidades de investimentos na Tunísia, como nas áreas de turismo e infra-estrutura. Nagga falou ainda sobre a importância do trabalho da Câmara Árabe. "Quero saudar a Câmara Árabe pelo trabalho que ela vem fazendo para aproximar os países", disse. Ele lembrou também da última missão empresarial que a entidade organizou para o Norte da África, em junho deste ano, que passou pela Tunísia.

A vindas dos diplomatas a São Paulo está relacionada à celebração dos 20 anos da mudança de governo do país árabe. Desde 1987 a Tunísia é governada por Zine El-Abidine Bem Ali. "É uma data muito importante para nós", disse Nagga. Segundo ele, o país ainda está passando por grandes mudanças econômicas, políticas e sociais. "Muita coisa mudou. Hoje há muito mais promoção e desenvolvimento econômico no país". Muitas empresas e hotéis foram privatizados. Atualmente, o país conta com sete aeroportos e grandes projetos de infra-estrutura.

Segundo Nagga, o país também melhorou muito em aspectos políticos, como interesses humanos, consolidação das instituições e a promoção do papel da mulher nas atividades políticas. De acordo com o primeiro-secretário, Mohamed Tascou, o desenvolvimento social está diretamente ligado ao econômico e hoje, 80% da população do país árabe é classificada como classe média.

Os diplomatas foram recebidos em São Paulo pelo cônsul da Tunísia, Rubens Hannun, que também é vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe. Para comemorar os 20 anos de mudança do país árabe, a Embaixada da Tunísia junto com o Consulado do país árabe ofereceram um jantar para a comunidade tunisiana e para o presidente da Câmara Árabe.


Marina Sarruf
http://www.anba.com.br/noticia.php?id=16462

0 comentários: