Ato de solidariedade à Gaza chama atenção de passantes na Sé

quinta-feira, 20 de março de 2008

Foto: Aline Baker
Passante olha para a montagem GAZA escrita com flores vermelhas.
   
Na última sexta-feira, dia 14, o Mopat (Movimento Palestina para Todos) realizou um ato simbólico como homenagem e solidariedade às vítimas dos últimos ataques israelenses à Gaza.

Além de lembrar a incursão à Gaza que matou aproximadamente 150 pessoas, o ato foi o início de um movimento de entidades e da sociedade civil brasileira que irá fazer questão de lembrar os 60 anos da nakba palestina, a catástrofe de 15 de maio de 1948, quando foi iniciado um processo de expulsão de cerca de 500 mil árabes que tinham raízes no território que hoje é Israel.

O ato de solidariedade foi constituído por uma performance, uma encenação com flores artificiais cercadas por bandeiras palestinas. No final, as flores eram molhadas e soltavam uma tinta vermelha, a representação do sangue derramado em fevereiro e março de 2008.

A coordenação do Mopat que organizou a cerimônia afirmou que houve um bom retorno do público que passava no local, a Praça da Sé, em pleno meio-dia. Ainda que a questão palestina seja central dentro das relações internacionais, ainda existe uma parte da população que pouco conhece a realidade do conflito. Entre as perguntas ouvidas pela coordenação, estavam "o que era Gaza?", ou "o que exatamente nós temos a ver com isso?".


por Arturo Hartmann

http://www.icarabe.org/CN02/curtas/curtas_det.asp?id=39

0 comentários: