Nova metrópole de Dubai terá áreas temáticas no entorno da cidade

quinta-feira, 26 de junho de 2008

RIO - Uma nova metrópole será erguida no deserto, em Dubai, conforme anúncio do xeque Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, que garante que serão respeitadas a herança cultural da região, tanto em escala quanto em forma. Segundo as autoridades competentes, esta nova metrópole foi especificamente projetada para atender às exigências do moderno mundo árabe.

Palm Jebel, uma das três ilhas artificiais de Dubai/Arquivo

Segundo o anúncio oficial distribuído à imprensa, a nova cidade vai incorporar novas moradias, instalações educacionais, financeiras e comerciais, prédios civis de destaque e marcos turísticos. Isto tudo estará interligado por mais parques de área verde do que podem ser encontrados nas cidades de Londres e Nova York juntas. O empreendimento, que nasce com a ambição de ser classificado como um dos desenvolvimentos urbanos mais "espetaculares do mundo", chamado de Mohammed Bin Rashid Gardens, consumirá investimentos de US$60 bilhões para ser construído.

As obras terão início em breve, pela Dubai Properties, mas a data de início não foi anunciada. O projeto é de autoria do arquiteto Eric Kuhne da CivicArts, cujo escritório fica baseado em Londres.

- Sua Alteza Xeque Mohammed deveria ser aplaudido por seu compromisso com a criação de uma nova Dubai, que irá redefinir a qualidade da vida civil para todos os cidadãos e visitantes do Golfo Pérsico. Sua visão pode ser comparada a de Shah Abbas I, que criou Nisf-e-Jahan, a elegante capital do século XVI da Pérsia, cujos parques, jardins e bibliotecas refletiam o paraíso - disse Eric Kuhne.

Quatro centros serão distribuídos ao redor da cidade. Denominados "casas", terão instalações de classe internacional em seus respectivos campos: Casa da Humanidade, Casa do Comércio, Casa da Sabedoria e Casa da Natureza.

A Casa da Humanidade terá acomodações para organizações beneficentes, incluindo o Estabelecimento Humanitário pertencente ao Xeque Mohammed, e onde também estarão museus contendo os temas da civilização humana.

A Casa do Comércio terá torres e prédios de escritórios para abrigar grandes companhias multinacionais, companhias de seguros e bancos, tanto islâmicos quando internacionais; todos trabalhando em parceria com instituições educacionais, especializadas em ciências financeiras.

A Casa da Sabedoria incluirá instalações para traduções, uma ampla biblioteca, o jardim do conhecimento, universidades internacionais, faculdades de história e ciências e uma mesquita. Lá também serão instalados escritórios para uma série de organizações acadêmicas internacionais.

E a Casa da Natureza será dedicada ao meio ambiente, com parques para as famílias, incluindo jardins zoológicos, hotéis, clínicas médicas e fototerápicas alternativas e dependências para laboratórios, instituições e faculdades todos com especialização em conservação e em ciências naturais.

O Globo Online

0 comentários: