Festivais do Líbano recebem artistas do Brasil

terça-feira, 15 de julho de 2008

Divulgação Divulgação

Gilberto Gil vai tocar no Festival de Beiteddine

São Paulo – Os artistas brasileiros estão entre os destaques dos festivais internacionais de música deste mês e de agosto no Líbano. No sábado (19), o cantor e compositor Gilberto Gil, que também é o ministro da Cultura do Brasil, vai se apresentar no Palácio de Beiteddine, localizado há cerca de 50 quilômetros de Beirute, capital. O show faz parte do Festival de Beiteddine, que começou dia 12 e contará com nove apresentações até dia 12 de agosto.

Gilberto Gil e seu grupo Banda Larga vão se apresentar às 20h no palco do Palácio de Beiteddine, antiga residência dos governantes libaneses do século 18, que hoje é um dos principais pontos turísticos do país. O músico brasileiro tem mais de 50 álbuns gravados, ganhou 12 discos de ouro, cinco de platina e sete Grammys. Gil tem mais de cinco milhões de discos vendidos.

Ainda neste mês, também vai se apresentar o grupo brasileiro de percussão corporal Barbatuques, nos dias 25 e 26. Os shows fazem parte do Festival de Byblos, localizado numa das cidades mais antigas do mundo. Byblos é um dos sítios arqueológicos mais ricos do Oriente Médio, cheio de ruínas e templos destruídos pelos Cruzados.
Divulgação Divulgação

Barbatuques: grupo explora sons produzidos pelo corpo



O grupo Barbatuques é formado por 14 artistas que desenvolvem um trabalho baseado na exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano. Palmas, estalos, batidas no peito, sapateados, vácuos de boca, efeitos vocais e vários outros sons corporais são transformados em ritmos e melodias.

Em agosto é a vez da pianista brasileira Tania Maria, que fará uma apresentação no dia 16 no Festival de Baalbeck, outro sítio arqueológico libanês que abriga seis colunas, das 44, do maior edifício religioso de todo o Império Romano.

Divulgação Divulgação

Tania Maria vai se apresentar no Festival de Baalbeck

Nascida em São Luis do Maranhão, Tania Maria começou a estudar piano aos sete anos de idade e aos 13 ganhou uma competição regional como líder de um grupo musical iniciado por seu pai. Com 25 álbuns gravados, a artista é um dos grandes talentos do jazz brasileiro, que apresenta em suas músicas vínculos com os ritmos do Samba e do Choro. Em Baalbeck, Tania Maria vai se apresentar acompanhada pelo percussionista Mestre Carneiro, o baixista Marc Bertaux e o baterista Caio Mamberti.

Esses festivais estão sendo reabertos este ano após dois anos interrompidos pelos conflitos no país. O Festival de Baalbeck, que começa dia 27, segue até dia 23 de agosto e traz músicos da Argentina, México, Estados Unidos, Líbano e outros países do Oriente Médio. Entre os artistas se destacam Patti Smith, Branford Marsalis e Mika.
 

0 comentários: