Lendo o livro O Espírito da Intimidade

quinta-feira, 17 de julho de 2008


Minha aminha Merit Aton, me presenteou com o livro "O Espírito da Intimidade" - Sobonfu Somé

Li metade do livro hoje de manhã.

Fiquei lembrando da minha infância, da convivência no sítio onde moravam meus avós paternos, e os irmãos do meu pai.

Acredito ser natural certos costumes, quando se vive muito próximos da "terra", quando se come o que se planta, quando se vive com essa ligação intrínceca, da pessoa com a natureza.
 
Lembro que eu admirava tudo, a maneira que tratavam os animais, os "rituais" quando iam sacrificar algum, o respeito com os alimentos. A simplicidade na vaidade e a valorização das conversas. As festividades.

Do tempo q se dedicava à sentar e reunir todos, para discutir um assunto. Em geral embaixo de uma mangueira, as crianças e os animais juntos.

Incrível minhas lembranças.  

Estavam todos ali, expondo e tratando de algo familiar, a doença de um, o namoro do outro.

Incrível como tudo isso se perde num piscar de olhos. Como a cidade acaba por LUBRIDIAR,

Também muitas coisas, foram mostradas no livro e no filme da Massai. Apesar das tribos africanas serem muitas e variadas acho q há elementos em comum, por exemplo o lance dos anciões decidirem, o fato da casa não ser um local para dois, ou para segredos.
O que mais mexeu comigo no livro da Massai foi que ela amou e respeitou aquela cultura tão diferente da dela, mas ela não mudou por dentro, e o cara ele não entendia aquela mulher. Que era "duas".

Em relação ao Ola, meu amigo nigeriano que virá ao Brasil, fico pensando nas coisas que gosto nele e que tenho medo que mude, com a forma de viver aqui. A malícia que temos aqui. Embora ele não seja um tribal, ele é um cidadão, rs mas há coisas nele que revelam sua cultura africana.

(raro post que decido escrrever... comentem!) rss quem sabe me animo a falar mais...

0 comentários: