Dia da Consciência Negra será feriado em 97 municípios de São Paulo

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira (20), será lembrado com feriado em 97 cidades de São Paulo. O número é 164% maior do que no ano anterior, quando 34 das 645 prefeituras reconheciam a data.

Na capital paulista, a partir das 9h, na praça da Sé, haverá shows gratuitos. Na avenida Paulista, em frente ao MASP, às 10h, haverá concentração da Marcha da Consciência Negra. A passeata irá terminar na praça Ramos, no centro.

O ferido do Dia da Consciência Negra é determinado pelas administrações estadual e municipal. Em todo o país, cinco estados decretaram feriado do dia 20 de novembro. São eles: Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Entre as capitais, estão: Maceió, Manaus, Goiânia, Cuiabá, João Pessoa, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Campo Grande. 

Veja a listagem de todas as cidades brasileiras que decretaram feriado, de acordo com levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), do Governo Federal.

Confira o funcionamento dos serviços na capital paulista na quinta e na sexta:

Poupatempo
Os postos do Poupatempo não funcionam na quinta-feira. Na sexta e no sábado o atendimento será normal. O Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (ligação gratuita) funcionará normalmente na quinta.

Bancos
Não haverá atendimento bancário em nenhum municípios do país onde haverá feriado. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencem na data, poderão ser pagos na sexta (21), sem multa.

Assistência social
Os serviços de emergência e acolhida funcionam 24 horas. Permanecerão fechados o Centro de Referência de Cidadania do Idoso (abrirá no dia 21), a Loja-Escola - Roda da Cidadania e o Agente Jovem.

Abastecimento
No dia 20, abrem nos horários habituais os Mercados: Paulistano (Central), Central Leste, Lapa, Penha e Santo Amaro; os de Guaianases, Ipiranga, São Miguel, Sapopemba e Tucuruvi, até as 13h; Kinjo Yamato, até às 14h; e Pirituba, até as 21h. Ficam fechados os de Pinheiros e Vila Formosa.

No dia 21, abrem os Mercados Paulistano, Pinheiros e Central Leste, até as 18h; os Mercados do Ipiranga, Lapa, Penha, Santo Amaro, São Miguel, Sapopemba, Tucuruvi e Vila Formosa, até as 19h; o Mercado de Guaianases, até as 19h30; e o Mercado Kinjo Yamato, até as 14h.

Nos dois dias, todos os sacolões e feiras livres funcionarão nos locais e horários habituais.

Cultura
Teatros
Abertos: Alfredo Mesquita, Artur Azevedo, Décio de Almeida Prado, João Caetano, Martins Penna e Paulo Eiró, inclusive no sábado e domingo.
Fechado: Municipal, mas a bilheteria funcionará nos dias 20 e 23 (das 14h às 17h); dia 21 (das 10h às 19h) e dia 22 (das 14h ao horário da apresentação).

Também abrirão o Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude (das 10h às 18h, inclusive no sábado e domingo), Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Monumento à Independência (Capela Imperial) e Galeria Olido

Todas as bibliotecas estarão fechadas, só reabrindo na segunda.

Educação
Não abrirão as escolas e creches, mas os CEUs (Centros Educacionais Unificados) funcionarão normalmente para atividades recreativas, culturais e esportivas.

Esportes
Os Clubes da Cidade abrem apenas para atividades recreativas, de lazer e esportivas nos horários habituais.

Saúde
Os hospitais e prontos-socorros funcionarão em regime de plantão. As Unidades Básicas de Saúde fecham de quinta a domingo. As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) abrem das 7h às 19h, de quinta a sábado, e fecham no domingo. As AMAs 24 horas permanecem abertas ininterruptamente.

Subprefeituras
As Praças de Atendimento fecham e só reabrirão na segunda (24).

Parques
Todos os parques municipais abrem nos horários habituais.

Transportes
No dia 20, o transporte coletivo circulará com 50% da frota usada nos dias úteis e no dia 21 com 90% da frota.

Estradas
Por conta do feriado prolongado, a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) de São Paulo prepara um esquema especial de trânsito para assegurar a segurança dos motoristas e a fluidez do tráfego, sobretudo no acesso às rodovias e no entorno dos terminais rodoviários do Tietê, da Barra Funda e do Jabaquara.

A Operação Estrada vai monitorar a saída da cidade a partir de quarta (19), no período da tarde, e no feriado, no período da manhã. O acompanhamento do retorno será no domingo (23), no período da tarde, e segunda-feira (24), pela manhã.

A sugestão da CET é que as viagens sejam programadas para o intervalo das 22 horas às 6 horas. De acordo com a companhia, aproximadamente 1,6 milhão de veículos devem deixar a capital paulista.
 

0 comentários: