A mostra itinerante do Instituto do Mundo Árabe, de Paris, que revela diferentes olhares sobre a geografia e as populações dos países árabes, estará na capital paulista a partir desta sexta-feira.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

São Paulo - A exposição "Imagens e Paisagens do Mundo Árabe", que abre para o público na próxima sexta-feira (14), no espaço Caixa Cultural São Paulo, vai oferecer aos visitantes a oportunidade de observar detalhes e ângulos variados dos 22 países árabes - localizados no Oriente Médio e Norte da África. Essa é a primeira vez que a mostra itinerante do Institut du Monde Arabe (IMA), de Paris, vem para o Brasil. A iniciativa é do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), com apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

As fotos revelam retratos de pessoas, realidades, paisagens, terras e economias das nações árabes. "É como se o visitante percorresse um caminho para conhecer parte da região que se estende por África e Ásia, bordeada pelo Mediterrâneo e os oceanos Atlântico e Índico, e que tem entre seus espaços geográficos os limites dos Montes Taurus e Zagros, a Península Arábica e os vales dos rios Tigre e Eufrates", afirma Soraya Smaili, diretora do ICArabe e coordenadora cultural da mostra.

Divulgação/Acervo IMA Divulgação/Acervo IMA

Registros de cenas do cotidiano

"Essa parceria entre o ICArabe e o Instituto do Mundo Árabe, que é referência na Europa por seu acervo de obras de arte e antiguidades, e famoso também por organizar exposições e bienais de cinema, já tem história na área de cinema. Agora, estamos avançando por novos caminhos", comemora Soraya.

"Esperamos que a mostra seja mais uma oportunidade para o público brasileiro entrar em contato com uma realidade intrincada, complexa, contraditória, mas ainda assim cheia de riquezas e ensinamentos, culturas não estancadas, que vivem seu dia-a-dia no exato momento em que as pessoas irão circular entre os painéis", afirma a diretora.

Segundo ela, a iniciativa é inédita na maneira como foi organizada porque no mesmo ano que visitou o IMA, e sinalizou com o interesse de trazer a mostra ao Brasil, ficou sabendo que o vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe, Rubens Hannun, também havia visitado o museu e demonstrado a mesma vontade. "Por algum caminho ela chegaria no Brasil", conta.

"O Instituto do Mundo Árabe é muito organizado. Essa exposição é um marco cultural do começo de um trabalho mais forte nessa área. O fato de ter fotos de todos os países árabes divulga a cultura árabe de forma muito homogênea", diz Hannun.

Aziz Ab´Sáber Aziz Ab´Sáber

O geógrafo fez fotos no mundo árabe e no Brasil

A exposição também vai contar com uma seção especial com fotos do geógrafo brasileiro Aziz Ab´Sáber sobre Líbano, Síria e Egito, além de registros de imagens que colecionou ao longo dos anos na realização de suas pesquisas pelo Brasil. Em "O Brasil de Aziz Ab´Sáber", registra cenários que ele visitou na década de 90 nos três países árabes e durante a qual pôde observar partes da terra de origem de seu pai Nacib.

Na mostra, as fotos foram organizadas de maneira intercalada com imagens feitas durante suas pesquisas pelo Brasil. "Selecionei fotos desde a década de 50 em diversos pontos do país como Manaus, Mato Grosso, Amapá, Ceará e São Paulo. Os cliques incluem desde a beira de um rio até a periferia pobre de uma metrópole. Com essas fotos eu aprendi que, após alguns anos, é preciso voltar a certos espaços para observar as mudanças da paisagem", destaca.
Aziz Ab´Sáber Aziz Ab´Sáber

Imagem da coleção do geógrafo Aziz Ab´Sáber



Exposição virtual

Quem quiser ter uma idéia da exposição poderá acessar o site da Câmara Árabe (www.ccab.org.br) e clicar no link que vai permitir visualizar imagens da mostra. "As imagens também serão colocadas em pontos importantes de circulação de pessoas, ainda não definidos", explica Hannun.

Serviço

"Imagens e Paisagens do Mundo Árabe"
De 14 de novembro de 2008 a 18 de janeiro de 2009
De Terça a Domingo, das 09 às 21 horas
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111, Centro
Telefone:               (11) 3321-4400       
Entrada franca

0 comentários: