Oladipupo my Nigerian Friend

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

 
Desde que meu amigo Oladipupo (Nigeriano) chegou ao Brasil. Estou aprendendo muito sobre a vida. Não é simples explicar, e não está tudo relacionado ao fato cultural.
 
Claro que há detalhes que podem ser relatados simplesmente apontando as diferenças, mas existe algo mais profundo quando temos a oportunidade de viver com uma pessoa criada em uma cultura diferente da nossa.
 
Algo que muitas vezes é imperceptível.
 
Se no dia a dia lidamos com as pessoas com suas emoções, pensamentos, atitudes e idéias diferentes da nossa, quando nos deparamos com uma pessoa que além disso vem de outra cultura o esforço para o entendimento é muito maior.
 
Ou melhor, o perigo do desentendimento é muito maior. Não quero culpar ou depositar qualquer boa ou má situação, acontecida nas costas da diferença cultural, no entanto não dá para ignorá-la simplesmente.
 
Estou aprendendo muito sobre a vida, sobre mim, e isso que é o importante. Se os detalhes são bobagens ou se estou feliz ou não com cada descoberta, o que vale para mim é que algo novo se abriu para mim, algo que está me surpreendendo e espero nunca me arrepender de tudo!
 
Pelo contrário, fazer disso algo importante e bom para nossas vidas.
 
 

0 comentários: