Curso Reflexões para o Mundo Árabe Contemporâneo vai ocorrer em Curitiba entre os dias 12 e 20 deste mês

quarta-feira, 11 de março de 2009

São Paulo – O curso Reflexões para o Mundo Árabe Contemporâneo vai ocorrer a partir da próxima quinta-feira (12) em Curitiba, capital do Paraná. O curso é promovido pelo Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) em conjunto com a empresa Andrade Vieira – Comunicação e Marketing e ocorrerá na Associação Comercial do Paraná.

O curso terá foco geopolítico e vai abordar as questões atuais. Ele já ocorreu em São Paulo, no ano passado. Estarão na pauta das aulas, por exemplo, a situação da Palestina, Síria, Líbano e Iraque para que as pessoas entendam, a partir de elementos históricos sobre a região, o que está acontecendo neste momento.

"Se fará uma reflexão sobre a atual conjuntura das sociedades árabes, povos marcados por um evidente paradoxo: existem há milênios no Oriente Médio, mas vivem hoje em fronteiras traçadas há menos de oito décadas por imposição de potências externas. Por outro lado, seria um equívoco imaginar um passado homogêneo e glorioso, um suposto tempo mítico, quando a identidade árabe era plena entre todos os povos que fizeram parte dessa história", diz uma nota do Icarabe sobre o curso.

"Trata-se de um debate fascinante, que concentra a história do século 20, expõe cruamente a crise de valores tão característica do nosso tempo e lança uma indagação sobre os limites da civilização. Refletir sobre o Mundo Árabe contemporâneo, portanto, é encarar seriamente o desafio de entender o nosso mundo", diz o Icarabe em seu site. A primeira aula, por exemplo, terá como tema "Uma breve história da Síria e Líbano" e será ministrada por José Farhat, formado em Ciências Políticas em Beirute.

Além de Farhat, os palestrantes e condutores dos debates serão nomes como Arlene Clemesha, doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP), José Arbex Jr., doutor em História Social também pela USP, e Valério Aracary, historiador marxista.

As aulas vão ocorrer nos dias 12, 13, 19 e 20 de março, sempre entre 19h30 e 22 horas no Auditório Carlos Alberto Pereira de Oliveira, que fica dentro da Associação Comercial. Informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3320 2990 ou pelo e-mail ulc@acp.org.br .

0 comentários: