Feira Internacional de Artesanato trás artes de países árabes e africanos, em Campinas até 29 de março

quarta-feira, 25 de março de 2009

De 20 a 29 de março, Campinas irá receber, no ginásio do Guarani, artesãos de dezesseis países do mundo, dentre eles África do Sul, Índia, Indonésia, Itália, Marrocos, Argélia, Palestina, Paquistão, Peru, Portugal, Quênia, Senegal, Síria, Tunísia, Turquia e Uganda, além de outros artistas de onze estados brasileiros. A I Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal (FEINCARTES), que já se consolidou em importantes cidades do País, como Vitória, Florianópolis, São José dos Campos e Uberlândia, irá reunir, em um espaço de dois mil m², pinturas, esculturas, artesanatos e outras peças, típicos da cultura de cada país e região, transpondo fronteiras por meio da decoração.

Serão, ao todo, oitenta e quatro estandes, que estarão abertos ao público diariamente, das 15h às 22h. O evento, devido a seu grande porte e pelo fato de ser internacional, é considerado uma grande oportunidade para a população de Campinas e região, conhecer e adquirir peças artesanais como; confecções, quadros, tapetes, bijuterias e os mais variados artigos para decoração e muito mais. além de poderem ter contato direto com a cultura das mais diversificadas culturas, é uma verdadeira viagem pelo mundo sem sair de campinas.

Peças em exposição
Dentre as peças levadas à feira, a Turquia promete apresentar, a preços bastante acessíveis, diversos objetos feitos em cristal turco, que é considerado o de maior qualidade em todo o mundo, além de luminárias e mosaicos. Já os artesãos da Indonésia irão apresentar suas esculturas típicas, com imagens de deuses e mestres, como Buda.

Representando a cultura paquistanesa, estarão expostos na feira diversos modelos de kafta, que é uma espécie de bata utilizada pelo povo do Paquistão, muito difundida pela novela "Caminho das Índias", da Rede Globo de Televisão.

O Quênia irá para a feira levando esculturas de animais típicos da Tribo Massai, como girafas e rinocerontes, todos em madeira ébano, que é naturalmente negra. Os artistas da Uganda trazem os tradicionais "batiques de Uganda", que são tecidos de seda onde são pintadas paisagens africanas, como animais da região, por exemplo.

Dentre as peças indianas presentes na FEINCARTES, destacam-se jóias, artigos de vestuário, cobertores, mantas e outros tecidos, todos a preços bastante acessíveis. Já a Tunísia destaca as peças tradicionais feitas em marfim com detalhes em ossos de camelo, além de perfumes feitos à base de um óleo típico da região, que permite uma grande absorção e durabilidade. Os peruanos mostram suas tradicionais molduras sacras, todas folhadas a ouro. Da região do Senegal, vem artigos de vestuário como bolsas, cintos e carteiras feitos em couro de anaconda, além das conhecidas máscaras africanas. Por fim, os italianos levam para a feira seus tradicionais cristais em murano.

Dentre as peças brasileiras, será exposto as lindas bolsas, bijuterias e até sandálias feitas com o "capim dourado" o artesanato típico o Cerrado do Jalapão, em Tocantins. Já o mestre capixaba Pixilô irá produzir, ao vivo durante o evento, panelas de barro, excelentes para o preparo de moquecas e outros pratos, alem de vasos e outras peças em barro. Os artesãos de Brasília (DF), apresentam na feira uma novidade ecológica, as biojóias, que são bijuterias e jóias produzidas a partir de produtos naturais, como folhas provenientes do ecossistema do cerrado da região, banhadas a ouro ou prata. 

"Há quatro anos, a FEINCARTES já é um sucesso em diversas regiões do País", explica Geraldo Guimarães, diretor da empresa Guimarães e Mathias Feiras e Eventos, responsável pela organização do evento. Ele conta que o segredo para tanto sucesso está em reunir, em um só lugar, objetos de decoração de todos os cantos do mundo. "É uma oportunidade única de encontrar tantos objetos diferentes, sem ter que visitar todos os países e as demais regiões do Brasil. Eles vêm até nós", conta Guimarães.

Além de apreciar e adquirir peças de vários países e estados diversos, os visitantes ainda terão a oportunidade de fazer, gratuitamente, diversos cursos de artesanato. Os cursos serão diários, oferecidos em dois horários, e as opções vão desde marmorizado com decoupage em madeira; craquelê e decoupage em madeira; ScrapDecor em madeira; modelagem em Biscuit, artesanato em EVA e pintura em tecido e pintura em madeira.

Serão duas turmas de aula por dia, com o limite de quinze alunos por turma. Os cursos acontecem das 16h às 18h e das 19h às 21h. As matrículas podem ser realizadas antecipadamente por telefone. Cada turma terá direito a participar do sorteio de um kit de materiais referente ao que está sendo ensinado.

O valor do ingresso para a feira é de R$ 5,00, sendo que crianças de até 12 anos, acompanhadas dos pais, e pessoas acima de 60 anos não pagam ingresso. Na entrada do evento, será oferecido o serviço de manobrista.

Serviço
I Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal (FEINCARTES) em Campinas
Data: de 20 a 29 de março de 2009
Local: Ginásio do Guarani - Avenida Imperatriz Dona Tereza Cristina, 11 Jardim Guarani
Informações: contato@feincartes.com.br
Site oficial: www.feincartes.com.br
Ingressos: R$ 5,00 (crianças menores de 12 anos e idosos com mais de 60 não pagam ingresso)
Aberta diariamente, das 15h às 22h
Manobrista no local

Cursos gratuitos
20/03 - Arte nova (aplicação de diferentes materiais em madeira)
21/03 - Marmorizado com decoupage em madeira
22/03 – Decoupage
23/03 - Craquelê e decoupage em madeira
24/03 - ScrapDecor em madeira
25/03 - Modelagem em Biscuit
26/03 - Pintura em madeira
27/03 - Artesanato em EVA
28/03 - Pintura em tecido
29/03 - Arte nova
Datas: diariamente, das 16h às 18h e das 19h às 21h
Inscrições antecipadas para os cursos gratuitos: (19) 3231.9203 - 3236.2260, das 8h às 17h e, no sábado, das 8h às 12h.

0 comentários: