Dubai lança companhia aérea de baixo custo

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Dubai – A flydubai, primeira linha aérea de baixo custo de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou que vai iniciar suas operações em junho, com um vôo para Beirute, capital do Líbano, no dia 01, e outro para Amã, na Jordânia, no dia seguinte.

A nova companhia aérea escolheu Líbano e Jordânia como destinos inaugurais devido ao grande número de expatriados dos dois países que vivem em Dubai e no resto do país, além da grande quantidade de libaneses e jordanianos que desejam visitar o emirado. A data foi escolhida pela proximidade do início do verão na região.

A passagem de ida para um dos dois destinos vai custar 250 dirhans (US$ 68). O valor inclui a poltrona, todos os impostos e espaço para até 10 quilos de bagagem. Pagando valores adicionais, os passageiros poderão levar malas de até 32 quilos, escolher a poltrona e o cardápio de comidas e bebidas.

De acordo com o presidente da flydubai, Ahmed bin Saeed Al Maktoum, a filosofia de negócios da nova companhia é bem simples: "Nossa meta é oferecer aos nossos passageiros o melhor preço e mais opções. Vamos operar com eficiência e evoluir constantemente para fornecer o melhor produto possível aos nossos consumidores. Nosso compromisso é trazer uma nova opção ao mercado regional de linhas aéreas de baixo custo, que está em expansão. Isto deverá favorecer nossa economia, nosso povo e o setor de turismo como um todo", afirmou.

"Estamos oferecendo uma alternativa de baixo custo para os habitantes de Dubai, Líbano e Jordânia que querem viajar a passeio, ou visitar parentes e amigos com maior freqüência. A flydubai torna a viagem de avião mais acessível e fácil do que nunca", disse Maktoum.

A flydubai vai operar no recém-reformado Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Dubai. Novos destinos serão anunciados em breve. Todos os vôos terão duração máxima de quatro horas e meia. A flydubai vai utilizar aeronaves modelo Boeing 737-800 Next Generation, com 189 poltronas na classe econômica. 

De acordo com o jornal Khaleej Times, de Dubai, a nova companhia aérea deverá receber seus primeiros dois Boeings no mês de maio.

O presidente da flydubai negou que a expansão da nova companhia possa agravar o problema de falta de passageiros que as linhas aéreas da região vêm enfrentando. Com a recessão global, a demanda por vôos de e para a Europa e os Estados Unidos diminuiu, levando algumas companhias a reduzir seus serviços para esses mercados e concentrar seus esforços no Oriente Médio.

"O aeroporto de Dubai oferece um ambiente competitivo onde hoje operam 125 companhias. A flydubai vai concorrer somente no setor de baixo custo, que está em franca expansão", disse Maktoum.

Para ele, que é também presidente da Emirates Airline e do Departamento de Aviação Civil de Dubai, não haverá concorrência entre a Emirates e a flydubai: "A Emirates Airline tem um mercado-alvo diferente. A flydubai só vai voar a preços populares", explicou Maktoum.

As prováveis concorrentes da flydubai na região serão outras companhias aéreas de baixo custo, como a Air Arabia, do emirado de Sharjah, a Al Jazeera, do Kuwait, a Bahrain Air, do Bahrein, e a Air India Express, da Índia.

Em junho do ano passado, na Feira Aeronáutica de Farnborough, no Reino Unido, a flydubai encomendou 54 Boeings, num pedido avaliado em US$ 4 bilhões. A encomenda incluiu um pedido firme de 50 aeronaves e um contrato de leasing com a empresa Babcock & Brown Aircraft Management para quatro aeronaves adicionais, ainda segundo o Khaleej Times

Mais informações

www.flydubai.com

*Tradução de Gabriel Pomerancblum


0 comentários: