Filial do museu francês nos Emirados Árabes Unidos ficará na ilha de Saadiyat.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Abu Dhabi – O príncipe-herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e o presidente da França, Nicholas Sarkozy, participaram ontem (26) da cerimônia que marcou o início da construção da filial do Museu do Louvre no emirado. As obras estão em andamento na ilha de Saadiyat, a 700 metros da costa.

Alexandre Rocha/ANBA Alexandre Rocha/ANBA

Maquete do Louvre Abu Dhabi em exposição no hotel Emirates Palace



Mohammed e Sarkozy também inauguraram uma apresentação sobre o Louvre Abu Dhabi, que vai ficar em cartaz até 02 de julho no luxuoso hotel Emirates Palace. Intitulada "Falando de Arte: o Louvre Abu Dhabi", a prévia inclui um curta-metragem sobre a criação do museu pelo arquiteto Jean Nouvel, ganhador do Prêmio Pritzker, uma palestra e apreciação de obras de arte especialmente selecionadas para demonstrar qual será a orientação artística do Louvre Abu Dhabi.

"A meta de Abu Dhabi, ao criar o Louvre Abu Dhabi, bem como todo o distrito cultural na ilha de Saadiyat, é criar uma plataforma que permita um intercâmbio mais profundo e significativo entre a nossa região e povos do mundo inteiro", afirmou Khalifa bin Zayed Al Nahyan, emir de Abu Dhabi e presidente dos Emirados Árabes Unidos.

"É com profunda admiração pelo povo e líderes de Abu Dhabi, que, como nós, acreditam que a arte está no coração da civilização, que a República da França celebra este dia auspicioso", disse Sarkozy. "Juntos, embarcamos em uma extraordinária jornada de intercâmbio e colaboração cultural, e acredito que os dois países serão fortalecidos por essa parceria", acrescentou.

Com conclusão prevista para 2013, o Louvre Abu Dhabi vai incluir obras emprestadas pelo Louvre e outros museus franceses, tais como o Musée d'Orsay, o Centre Pompidou, o Musée Guimet e o Musée du Quai Branly, além da coleção do próprio museu.

O novo museu, que vai ocupar uma área de 24 mil metros quadrados na ilha de Saadiyat, foi concebido pelo arquiteto Jean Nouvel como um complexo de pavilhões, praças, vielas e canais, lembrando uma cidade flutuando no mar. O complexo será coberto por uma cúpula de aproximadamente 180 metros de diâmetro, inspirada na arquitetura árabe tradicional.

O Louvre Abu Dhabi terá uma área de 6 mil metros quadrados para exposições. O museu terá uma exposição multidisciplinar de objetos arqueológicos e obras de arte de todos os períodos históricos e culturas. O objetivo do museu será estabelecer um diálogo ente as civilizações européia, asiática e islâmica.

*Tradução de Gabriel Pomerancblum

0 comentários: