Presidente da Tunísia conquista 5o mandato seguido

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

TUNIS (Reuters) - O presidente da Tunísia, Zine al-Abidine Ben Ali, conquistou um quinto mandato consecutivo no governo com 89,62 por cento dos votos na eleição presidencial de domingo, informou a agência de notícias estatal nesta segunda-feira.

Um partido de oposição considerou a eleição uma oportunidade perdida para o país do norte da África avançar rumo à democracia, repetindo acusações de grupos de direitos humanos de que a campanha eleitoral aconteceu sob uma atmosfera de repressão.

Ben Ali, de 73 anos e que está no poder há 22, rejeitou essas acusações e alertou que qualquer pessoa que espalhar mentiras para prejudicar a imagem do país vai enfrentar processos na Justiça.

Muitos eleitores afirmam que Ben Ali foi responsável por tornar a Tunísia, país que recebe milhões de turistas estrangeiros no verão todos os anos, em um local relativamente estável e próspero em uma região que sofre com a pobreza e incertezas políticas.

A margem de vitória do presidente foi menor do que na eleição de cinco anos atrás, quando o presidente venceu com 94,4 por cento dos votos.

Ben Ali estabilizou a Tunísia como uma voz moderada no mundo árabe e governos ocidentais veem o país como um aliado contra o extremismo islâmico.

O presidente chegou ao poder em 1987, quando seu antecessor, Habib Bourguiba, foi declarado por médicos incapaz de seguir no cargo após mais de 30 anos no poder.


Fonte O Globo

0 comentários: