Filme Iraniano: Sib (A maça/The Apple)

terça-feira, 31 de julho de 2007

A jovem diretora iraniana Samira Makhmalbaf, de 18 anos, segue os passos de seu pai, o também cineasta, Mohsen Makhmalbaf, para retratar com realismo um fato surpreendente em seu país. Trabalhando em parceria com o pai, autor do roteiro, ela acompanha a história de duas meninas gêmeas, que foram trancafiadas em casa pela família, até os 11 anos de idade. Nesse período, nunca tiveram contato com outras pessoas a não ser com os pais.

Criadas num bairro pobre do Teerã, as meninas foram descobertas a partir da denúncia dos vizinhos a uma Assistência Social. O pai, seguindo os preceitos de que a mulher é como uma flor e, portanto, deve ser mantida longe do sol, nunca permitiu que elas saíssem de casa ou tivessem contato com alguém, retardando seu desenvolvimento social e humano. A mãe, cega, apoiou a decisão do marido, isolando as crianças do mundo exterior.

Partindo deste fato isolado na comunidade iraniana, Samira tenta descobrir o que levou esses pais a agirem desta forma e por que os vizinhos ficaram tanto tempo indiferentes a essa comovente e desumana situação. Ela define em poucas palavras o filme: "No começo, não sabia ao certo se faria um documentário ou uma ficção. O fato serviu para que eu tentasse compreender a que ponto as ruas são importantes na integração social do ser humano - essas ruas onde os meninos têm o direito de brincar e de onde as meninas são excluídas".

Com essa história pungente, A Maçã mostra a determinação silenciosa mas firme do universo feminino no Irã, que não cessa de lutar contra todas as formas de autoritarismo político, cultural e religioso. No Irã de hoje as mulheres desenham o futuro dos homens.

Mohsen Makhmalbaf dedica este filme para "as meninas Zahra e Massoumeh, que têm 13 anos mas parecem ter dois, porque passaram onze anos aprisionadas. E o tempo que se passa numa prisão não pode ser contado como parte da vida".


Direção: Samira Makhmalbaf
Ano: 1998
Roteiro: Mohsen e Samira Makhmalbaf
Fotografia: Ebrahim Ghafori
Montagem: Mohsen Makhmalbaf
Elenco: Massoumeh Naderi, Zahra Naderi, Ghorban Ali Naderi, Azizeh Mohamadi, Zahra Saghrisaz

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu argumento!! Eu vi esse filme e fiquei impressionado pela mistura entre ficção e documentário. Eu participo de uma org. que tenho certeza q irá gostar. makingoff.org só filmes classicos este filme eu achei na web e minha namorada vai postálo para todsos possam vê-lo!! Um gde abraço! FABIANO OLIVEIRA

Anônimo disse...

Eu sou fã desse tipo de filmes iranianos, portanto ao assistir este filme fiquei impressionado com o tema e com o filme, demonstrando todo este trabalho de documentário que é feito neste país e mostrando que pode sim fazer grandes filmes com poucos recursos usando a propria população como atores dos filmes, um dos filmes que adorei tambem e recomento é através das Oliveiras.