Salam IRAQ

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Assisti ontem Iraq In Fragments,de James Longley, ele captou imagens reais de 2002 a 2005, o documentário fala do horror da guerra do Iraque. Achei a película bastante realista, forte e pouca ou quase nenhuma formatação americana, o problema foi entendê-lo por completo, achei bastante denso, com mensagens não explícitas e exigindo do expectador um carísma ou conhecimento da cultura árabe.

Bastante sensível, o documentário utiliza-se de conversas corriqueiras sobre a situação do Iraq após ocupação dos Estados Unidos, as aflições de uma criança orfã, a rotina das pessoas e principalmente filmagens de pregações islâmicas, rituais e frases do Quoran e é através do entendimento não apenas do que se mostra, mas do que está por atrás destas cenas que se pode entender o documentário.

Eu adorei, falado em árabe e em idioma kurdo, me deu vontade de assistir mil vezes! Até endê-lo por completo.

E ontem, antes de ir dormir estava teclando com o Azizi Ammar (Madinah - KSA) e eu disse, O Iraq ganhou da Arábia Saudita (me referindo a Copa da Ásia) e fiz essa carinha ":(" e ele me respondeu: Sim, mas eu não estou triste. Eu perguntei porque, ele respondeu: Porque eles estão felizes lá, eles tem sofrido muito!

^^¨

0 comentários: