Festival árabe começa hoje em Campinas

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

São Paulo – Faz 26 anos que a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, comemora a cultura árabe. A partir de hoje (11), até domingo, o Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes vai ser palco de exposições, contos, teatros, músicas e danças árabes. "Campinas, 26 anos de Cultura Árabe" é um evento organizado pelo Instituto Jerusalém do Brasil com apoio de diversas entidades, inclusive da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

"A comunidade árabe em Campinas é grande e bem representativa. Os árabes estão presentes em diversas áreas, principalmente nos setores empresarial, acadêmico e político", disse Ali El Khatib, organizador da mostra e superintendente do Instituto Jerusalém do Brasil. Segundo ele, desde a primeira vez que foi realizada uma mostra de cultura árabe na cidade, os eventos sempre tiveram boa aceitação do público. "No ano passado foi aprovada a lei 26/2006, de autoria do vereador Sérgio Benassi, instituindo a 'Semana da Cultura Árabe' no calendário oficial do município", acrescentou El Khatib.

A abertura do evento, que será realizada hoje à noite, será feita pelo prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e pela embaixadora da Palestina em Brasília, Mayada Bamie, além de El Khatib. Após a cerimônia, haverá apresentações de dança, recital de poesia, música andaluza, teatro e um coquetel para os convidados. Até domingo, os visitantes que passarem pela mostra vão poder conhecer um pouco mais sobre a Palestina, num espaço dedicado ao país árabe; também terão a oportunidade de conhecer os jogos antigos que os árabes jogavam; degustar a gastronomia do mundo árabe; e comprar tapetes e objetos de decoração da região.

Na sexta-feira, vai haver também o lançamento do livro "A Cozinha libanesa do Dia-a-Dia", de Rosely Nassim Jorge Santos. No final de semana, vão ocorrer apresentações de danças folclóricas da Síria, teatro, gastronomia e música árabe, além da feira de artesanato. Durante a mostra, representantes da Câmara Árabe também vão ter um espaço para explicar os serviços da entidade, que tem como objetivo aproximar os árabes e os brasileiros comercialmente.

De acordo com El Khatib, a cultura árabe em Campinas também ajuda na geração de renda e emprego. Nos anos 80, por exemplo, a cidade contava com apenas um restaurante árabe, hoje eles já somam mais 10, além de contar com outros 20 estabelecimentos que também incluíram a gastronomia árabe em seus cardápios. Outro exemplo da diversificação da cultura árabe em Campinas está na dança. "Há alguns anos só havia uma professora de dança árabe. Agora são mais de 30", disse El Khatib.

O Instituto Jerusalém do Brasil também vem contribuindo para divulgar a cultura árabe na cidade. No ano passado, ele deu apoio às Faculdades de Campinas (Facamp) para a criação do núcleo de estudos árabes dentro do curso de Relações Internacionais, que permite aos alunos pesquisarem história, cultura, economia e política dos 22 países da Liga Árabe.

Outro projeto iniciado recentemente pelo instituto é da "Orquestra Jovem de Percussão Árabe", projeto social com parceria do Ministério da Cultura, que ensina crianças carentes e em situação de risco a tocar instrumentos árabes, como o Derbak, principal instrumento árabe de percussão. "Esse projeto tem um papel fundamental de agregar as famílias", disse El Khatib. Na segunda fase do projeto, a idéia é ensinar a dança árabe às mulheres carentes e, como terceira fase, ensiná-las a preparar pratos árabes. "Depois elas podem vender as comidas como forma de gerar renda", acrescentou. Este projeto tem parceria também da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab). "Tudo isso mostra que são 26 anos de trabalho da própria coletividade. Nosso objetivo é a integração da comunidade", concluiu El Khatib.

Serviço

Campinas, 26 anos de cultura árabe
Data: 11 a 14 de outubro
Local: Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes
Endereço: Praça Imprensa Fluminense s/n°, Campinas
Informações: (19) 2116-0743


http://www.anba.com.br/noticia.php?id=16181

0 comentários: