Seleção de professores interessados em dar aulas de português e cultura brasileira no país árabe

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O Ministério da Educação e o Itamaraty estão fazendo uma seleção de professores interessados em dar aulas de português e cultura brasileira no país árabe. As inscrições estão abertas até 08 de novembro. O profissional escolhido vai atuar na Universidade de Oran, uma das dez maiores cidades argelinas.

Divulgação
Brasileiro vai atuar na Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade de Oran
Brasileiro vai atuar na Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade de Oran

São Paulo – O Ministério de Educação (MEC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estão com as inscrições abertas para brasileiros interessados em dar aulas de português e cultura brasileira na Argélia. O processo é levado adiante pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC, e pelo Departamento Cultural do Itamaraty. Os interessados podem se inscrever até o dia 08 de novembro, de acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa da Capes. A pessoa selecionada vai dar aulas na Universidade de Oran, cidade no Noroeste da Argélia.

A Capes está procurando alguém que tenha mestrando em língua portuguesa, literatura brasileira ou lingüística, experiência no ensino do idioma português para estrangeiros, além de domínio do francês, um dos idiomas oficiais do país árabe. O profissional terá direito a passagem aérea de ida e volta e auxílio financeiro mensal de US$ 1,5 mil. A Universidade de Oran ficará encarregada de providenciar acomodação para o professor. A Capes faz a análise dos currículos recebidos e os pré-seleciona, mas é a instituição argelina que avalia os pré-selecionados e faz a escolha final, segundo o edital do processo.

De acordo com o ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, Jorge Kadri, essa avaliação no Brasil é feita por doutores convidados pela Capes. Eles selecionam três pessoas, de acordo com o perfil solicitado pela universidade, e a instituição estrangeira, então, faz a sua escolha entre essas três. O professor, segundo Kadri, envia relatórios periódicos das suas atividades ao Departamento de Promoção da Língua Portuguesa, ligado ao Departamento Cultural do Itamaraty. Ao final de dois anos, de acordo com a vontade da universidade, o contrato pode ser renovado por mais dois anos.

Kadri afirma que esse processo de escolha de leitores, como são chamados os professores enviados para lecionar língua portuguesa e cultura brasileira, é feito duas vezes por ano. Na edição em curso também serão escolhidos profissionais para atuar em Angola, Bolívia, Eslovênia, Guiana, Jamaica e Paraguai. Todos precisam ter nacionalidade brasileira, experiência no ensino da língua portuguesa para estrangeiros, fluência na língua do país para o qual irá, ter 18 anos no mínimo e estar em dia com obrigações militares.

Segundo o ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, normalmente o processo começa com a manifestação de interesse da universidade, que encaminha o seu pedido por meio das embaixadas ou consulados do Brasil no país. O Ministério de Relações Exteriores é quem banca o auxílio financeiro ao professor no período em que ele estiver atuando no exterior. "O objetivo é divulgar a língua portuguesa e a cultura brasileira", diz Kadri.

Oran, no Mediterrâneo

A Universidade de Oran, na Argélia, começou as suas atividades em 1961 como uma escola de medicina. Em 1965, já com a criação de outros cursos, ela se tornou formalmente um centro universitário. Hoje abriga a Faculdade de Direito, Ciências Políticas e Relações Internacionais, Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Medicina, Faculdade de Ciências Econômicas e Gestão, Faculdade de Letras, Línguas Estrangeiras e Artes, Faculdade de Ciências Humanas e Civilização Islâmica, além da Faculdade de Ciências da Terra, Geografia e Manejo de Solo. Ela oferece cursos de graduação e também de pós-graduação.

Oran é a capital de uma província argelina que leva o mesmo nome. A cidade fica na costa do Mediterrâneo e é o maior ponto comercial e industrial de toda a região Oeste da Argélia. Ela está entre as dez maiores cidades do país árabe. O governo brasileiro tem promovido aproximação com a Argélia, não apenas na área cultural e educacional, mas também no setor econômico.

Serviço

Acesse o edital no site: www.capes.gov.br/bolsas/cooperacao/multinacional/leitorado.html



Isaura Daniel
http://www.anba.com.br/noticia.php?id=16271

0 comentários: