terça-feira, 2 de outubro de 2007

São Paulo – O vôo da Emirates Airline que saiu na madrugada desta terça-feira (02) do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, levou no seu comando dois brasileiros. O piloto paulista Nicolau Moraes Barros e o carioca Marcelo Taborda Peixoto foram os responsáveis por conduzir o Boeing 777-200 LR, sua carga e passageiros, de São Paulo até Dubai. Os co-pilotos também eram dois brasileiros: Marcelo Brasil Dias e Kalina Comenha. Essa foi a estréia da rota São Paulo-Dubai, a primeira linha direta ligando Brasil e Oriente Médio, e a Emirates, apesar de ter sede nos Emirados, fez questão de incluir brasileiros na operação.

Além dos quatro pilotos, outros cinco brasileiros faziam parte da tripulação na aeronave que partiu nesta madrugada. O vôo que chegou em São Paulo, vindo de Dubai, no final da tarde de ontem, o primeiro de lá para cá, também teve brasileiros na tripulação. A Emirates mantém atualmente 69 pilotos brasileiros em seus quadros, que é integrado por quase dois mil pilotos, e pretende ter 74 até o final do ano. As informações foram dadas na manhã (01) de ontem pelos comandantes Barros e Peixoto, em coletiva à imprensa, na sede da Emirates, em São Paulo. Além do grande número de pilotos também há, segundo eles, 250 comissários brasileiros na equipe de funcionários da Emirates.

Na manhã de ontem, cerca de 15 horas antes de embarcar para os Emirados, o comandante Barros parecia emocionado por estar à frente de um dos primeiros vôos da rota. O piloto afirmou que quando começou a sua carreira, nos anos 80, na TAM, não imaginava chegar ali. "No mercado de pilotos a Emirates é hoje o que existe de melhor. E eu pude colaborar com esse projeto gigantesco. É muito bom fazer parte disto", disse Barros a respeito do planejamento da rota. Barros ficou na TAM como piloto por 17 anos e está na Emirates há três anos e meio. Ele tem 15 mil horas de vôo e é comandante há 14 anos. O paulista saiu da TAM quando estava no auge da sua carreira, acreditando no seu futuro na Emirates.

O comandante Peixoto chegou na Emirates da Varig, onde trabalhou por 18 anos. O carioca está na companhia aérea dos Emirados há um pouco mais um ano. Tanto Peixoto quanto Barros moram em Dubai, para onde se mudaram com as suas famílias. Para viver no país árabe, segundo eles, receberam toda a assistência da empresa. A companhia se encarregou de aspectos como providenciar a residência e sua manutenção. Barros conta que recebeu a chave da sua casa de 350 metros quadrados, em Dubai, ainda no aeroporto, e quando chegou no local se surpreendeu com pequenos detalhes organizados pela Emirates como a cama feita e geladeira cheia. "A Emirates não só custeia, mas também administra a casa", conta Peixoto.

O vôo São Paulo-Dubai vai levar, de acordo com os pilotos, 14h10min. Ele sairá de São Paulo, cruzando o espaço aéreo do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Do estado capixaba ele vai para a costa Oeste da África, passa pela região de Acra, em Gana, de Lagos, na Nigéria, e vai então para Arábia Saudita, por onde entra no Oriente Médio e chega em Dubai. A diferença do fuso-horário entre Dubai e São Paulo é de sete horas. A linha tem tripulação dupla – e, portanto, também dois comandantes – em função da duração do vôo, maior do que os convencionais. O vôo mais longo operado pela Emirates Airline é entre Dubai e Sydney, na Austrália, com 16 horas.

http://www.anba.com.br/noticia.php?id=16066

0 comentários: