Tunisiano pesquisa vida universitária em Natal

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

São Paulo – O tunisiano Ridha Ennafaa foi selecionado pelo Ministério de Educação do Brasil para desenvolver atividades de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn), em Natal. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) escolheu 30 pesquisadores estrangeiros para atuar em 20 instituições de ensino do Brasil no decorrer do ano que vem. Ennafaa, um dos selecionados no processo, nasceu em Cartago, na Tunísia, mas trabalha atualmente para a Universidade de Paris 8, na França.

Na instituição brasileira, Ennafaa vai dar continuidade a pesquisas sobre o processo de transição de alunos do ensino médio para a universidade. O tunisiano, que também tem cidadania européia, já desenvolveu trabalhos sobre esse tema no Brasil. Ennafaa morou na América do Sul na década de 80. A sua universidade, a Paris 8, mantém também convênio com a pós-graduação da Ufrn na área de educação há cerca de dez anos. Ennafaa já fez, no Brasil, seminários e oficinas, além de assessoria para a própria universidade do Rio Grande do Norte. O tunisiano fala português fluente e viaja ao Brasil cerca de duas vezes ao ano.

Na própria Ufrn e na Universidade Federal do Sergipe (UFS), o tunisiano é co-orientador de alunos de mestrado na área de educação. Na Ufrn, Ennafaa fundou, há dois anos, o Observatório da Vida Estudantil, um espaço para a discussão da vida universitária. O Observatório já existe na Universidade Paris 8 – foi criado por Ennafaa em 1994 – e reúne publicações e estudos sobre o cotidiano estudantil, além de ser um espaço no qual os estudantes podem se expressar e encontrar interlocução da universidade.

Ennafaa vai continuar desenvolvendo o tema da inclusão na instituição do Rio Grande do Norte. O principal foco da pesquisa é a inclusão de alunos que vêm do ensino médio público na universidade. A intenção é ajudar estes estudantes a permanecer na universidade, equiparando o seu conhecimento aos demais alunos, oriundos do ensino privado. Em entrevista à ANBA, o tunisiano afirmou que deve ficar no Brasil cerca de quatro meses, provavelmente entre junho e outubro do próximo ano.

Ennafaa é um dos autores do livro "Repensando a Escola: um estudo sobre os desafios de aprender, ler e escrever" que foi lançado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em junho deste ano e aborda o desempenho escolar em dez unidades da federação do Brasil. A publicação teve a participação de pesquisadores estrangeiros e brasileiros e foi coordenada por Vera Esther Jandir da Costa Ireland, mestre e doutora em Educação pela Universidade de Manchester, da Inglaterra.

Ele é doutor em Educação pela Universidade de Paris V – Sorbonne e professor da Universidade de Paris 8, onde também é diretor do Observatório da Vida Estudantil. Ennafaa começou a desenvolver há cerca de dois meses também uma pesquisa sobre os estudantes tunisianos que moram na França. "Como se viram, o que pensam em fazer no futuro", explica o professor. Apesar de morar na Europa, Ennafaa vai constantemente à Tunísia já que tem familiares no país árabe.


Isaura Daniel
http://www.anba.com.br/noticia.php?id=16431

0 comentários: