Acontece em São Paulo - 24-11-2007

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Poesia iraquiana, dança persa e um pouco de Neruda

São Paulo - "Sou um estrangeiro nesse mundo. Sou um estrangeiro, e há na vida do estrangeiro uma solidão pesada e um isolamento doloroso." Os versos do Gibran Khalil Gibran, poeta libanês que viveu entre 1883 e 1931, fazem parte do sarau que o EntreVentres, grupo que mescla dança oriental e poesia, promove no próximo sábado (24), na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo. O Entreventres existe desde 2004 e tem como proposta a releitura de danças orientais (árabe, persa, armênia) intercalada com declamações de poesias.

"Nosso trabalho consiste em uma pesquisa histórica, de dança e de poesia, do universo árabe. Mas é um repertório mais amplo, que vai além da chamada dança do ventre. Buscamos as referências persas, armênias, turcas e de outros tantos grupos que compõem ou que influenciaram a cultura árabe", explica Leandra Yunis, bailarina e coordenadora do grupo ao lado de Lelia Maria Romero e Mariana Serafim.

A dança do ventre tal como se popularizou no Brasil, explica Leandra, é muito mais uma versão 'afrancesada' que a verdadeira dança árabe. "É uma versão ocidentalizada, que apela para o exótico. Nós procuramos fugir disso. Tentamos mostrar a dança oriental original, mas claro que de uma forma contemporânea, adequada à nossa realidade urbana, brasileira", explica a bailarina.

Além de bailarinos, o grupo conta com músicos percussionistas e declamadores. "Temos dois declamadores palestinos e uma libanesa, que apresentam a versão em árabe das poesias", conta Leandra, que nasceu na Argentina e é neta de sírios.

O tamanho do grupo e formato da apresentação varia conforme o projeto e a demanda. "Se um dia pedirem uma apresentação mais focada na dança persa, nós adaptamos", explica. "Mas temos uns módulos fixos que podem ser apresentados em qualquer lugar, até na rua". O sarau de sábado vai ter mais enfoque na poesia, já que o ambiente, uma biblioteca, é mais propício à leitura que à dança.

Na apresentação de sábado, além de textos de origem palestina, persa e iraquiana, haverá poemas latino-americanos como o "Sube a nacer conmigo hermano", de Pablo Neruda. Segundo Leandra, são "poesias de resistência" que se alinham com os versos de outros autores escolhidos como o palestino Mahmud Darwish, poeta contemporâneo cujo "Carteira de Identidade" será declamado no sarau.

Outros textos que foram selecionados para a apresentação são "Então a poesia se levanta", do marroquino Bem Jalloun, "Canção da Chuva", do iraquiano Bader Shaker Al Sayyab, que morreu em 1964, e "Tarifa de Embarque", do brasileiro Waly Salomão, filho de sírio com uma brasileira, que morreu em 2003. Veja a programação completa no blog http://entreventres.blogspot.com

Serviço

EntreVentres
Dia 24 de Novembro
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Henrique Schaumman, 777, São Paulo


Débora Rubin
http://www.anba.com.br/orientese.php?id=94

0 comentários: