Cruzeiros marítimos para o mundo árabe

terça-feira, 22 de abril de 2008

São Paulo – Depois de engrossar as listas de hotéis e vôos para Dubai, agora os brasileiros também são clientes certos nos cruzeiros marítimos que ocorrem na região. A Costa Cruzeiros, companhia italiana líder do mercado de cruzeiros na Europa, que opera no Brasil, enviou, entre os meses de dezembro do ano passado e março deste ano, 1.200 brasileiros para cruzeiros nos mares do mundo árabe. No começo deste mês, a empresa abriu no país as reservas para os cruzeiros da nova temporada, que começa em novembro.

"Acredito que teremos a mesma procura ou mais", afirma a gerente de Vendas e Marketing da Costa Cruzeiros no Brasil, Claudia Del Valle. As saídas não são do Brasil. É preciso se deslocar até a Europa ou os Emirados para embarcar. Um dos próximos roteiros oferecidos é de 19 dias, sai de Nápoles, na Itália, passa pelo Egito, Jordânia, Iêmen, Omã, Fujairah e Abu Dhabi, nos Emirados, chegando então em Dubai. Há outro, por exemplo, de sete noites, que parte de Dubai, passa em Omã, Fujairah, Abu Dhabi, Bahrein e volta para Dubai.

A última temporada foi a segunda oportunidade na qual a Costa Cruzeiros ofereceu os cruzeiros no mundo árabe aos brasileiros. Na temporada anterior, dezembro de 2006 a março de 2007, também foram feitas algumas vendas, mas a maioria das reservas eram feitas na Itália, sede da empresa, e havia poucas vagas para os brasileiros. A partir do ano passado, a Costa Cruzeiros do Brasil passou a fazer as reservas diretamente e começou então a divulgar mais as viagens marítimas para este destino.

A Costa Cruzeiros do Brasil, que tem sede em São Paulo e filial no Rio de Janeiro, não vende diretamente os cruzeiros para os turistas. Eles são comercializados por agências de viagens, que procuram a empresa diretamente ou os seus representantes nos diversos estados nacionais. O cruzeiro de 19 noites no mundo árabe, por exemplo, tem custo de US$ 1.779 por pessoa, mas muitas agências montam pacotes, incluindo outros serviços, como a viagem aérea e estadia em hotéis. O preço, então, fica diferente.

O cruzeiro de sete noite custa US$ 979. Esses preços incluem a viagem no navio e os seus serviços. Quando o navio atraca em diferentes portos, são oferecidos passeios opcionais para os clientes em terra firme, explica Claudia. O viajante, porém, tem a opção também de apenas desembarcar no porto e fazer o seu próprio roteiro dentro da cidade em que parou. A Costa Cruzeiro, segundo a gerente de Vendas e Marketing, é a única empresa de cruzeiros que tem permissão para atracar nos portos do emirado de Dubai.

Claudia explica que os clientes brasileiros dos roteiros no mundo árabe são normalmente cruzeiristas, pessoas que já estão acostumadas a fazer cruzeiros e querem opções diferentes. Muitos já são clientes fiéis da Costa Cruzeiros e ficam atentos aos novos destinos oferecidos. Uma das vantagens de estar num cruzeiro na região, explica ela, é que o turista pode consumir, no navio, comida ao gosto dos brasileiros. Tirando Dubai, nos Emirados, explica ela, os outros pontos de parada não costumam ter opções de culinária mundial.

É ainda, segundo ela, uma vantagem de um cruzeiro, a comodidade de estar com as roupas acomodadas na cabine, e ir visitando diversas regiões, não tendo que refazer as malas em cada parada. O turista desce no porto, conhece o local, e volta para a comodidade do navio, ainda com os diversos serviços e lazer oferecido a bordo. Os navios que vão operar pela Costa Cruzeiro no mundo árabe, com passagem por Dubai, na próxima temporada, acomodam 1.680 pessoas e 2.370 pessoas.


http://www.anba.com.br/noticia.php?id=18083

0 comentários: