Emirados são sexto melhor lugar do mundo para trabalhar

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Isaura Daniel/ANBA Isaura Daniel/ANBA

Emirados estão entre os destinos mais visados do mundo para trabalho

São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos estão entre os dez melhores países do mundo para trabalhar. A informação consta em um estudo publicado ontem (24) pela divisão para o Oriente Médio da companhia de recursos humanos Manpower. Para realizar o estudo 'Relocating For Work' (Mudando de País em Busca de Trabalho), a Manpower perguntou a 31.574 pessoas, em 27 países, qual o melhor país para trabalhar.

Os Emirados ficaram em sexto lugar. As informações foram divulgadas pelo site árabe de notícias MENA Report. Entre os trabalhadores da região do Oriente Médio, os Emirados obtiveram a primeira colocação na pesquisa. O Catar ficou em quinto lugar, a Arábia Saudita em oitavo e o Bahrein, em nono.

"É uma ótima notícia para a região", disse Varina Nissen, diretora administrativa da Manpower Oriente Médio, que atua nos Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Catar, Kuwait e Arábia Saudita. "Pessoas no mundo todo estão buscando emprego no Oriente Médio de forma ativa, o que eleva o nível da mão-de-obra disponível, permitindo aos empregadores contratar candidatos de maior qualidade", afirmou Varina.

"Em virtude do crescimento da região, a demanda por mão-de-obra está maior do que nunca", explicou a diretora. "À medida que o Oriente Médio se desenvolve e ganha essa reputação de destino ideal para trabalhadores, um número cada vez maior de pessoas deverá se mudar para o Oriente Médio em busca de oportunidades de crescimento profissional", afirmou Nissen.

A pesquisa mostra que 3,6% dos entrevistados estariam dispostos a deixar seus países de origem para trabalhar em qualquer país do Oriente Médio; 2,1% se mudariam para a região da Ásia e Pacífico; e 0,3% dos pesquisados migraria para a África em busca de trabalho.

Entre as motivações citadas pelos entrevistados no Oriente Médio predominaram o maior nível salarial (81,4%), melhores oportunidades de emprego (79,4%) e oportunidades de progredir na carreira (80,8%).

"Agora, o desafio para os empregadores no Oriente Médio consiste em reter os talentos", explicou Nissen. "Se por um lado é uma vantagem ter tantos trabalhadores dispostos a se mudar em busca de trabalho, por outro, há uma grande probabilidade de que essa mão-de-obra esteja disposta a se mudar novamente, se outra companhia oferecer melhores salários ou oportunidades de crescimento profissional".

Quatro em cada dez entrevistados se disseram dispostos a mudar de país em caráter permanente para trabalhar. A maioria dos trabalhadores com esse perfil são homens. Indivíduos com níveis mais altos de instrução são mais receptivos à idéia de mudar de país, assim como pessoas com menos de 30 anos de idade. Do total pesquisado, apenas 22% disseram que não se mudariam em hipótese alguma, ainda segundo a MENA Report.

Manpower

Fundada em 1948 em Milwaukee, Estados Unidos, a Manpower é líder mundial em recrutamento e terceirização de mão-de-obra. A companhia teve faturamento de US$ 21 bilhões em 2007. Até o final de 2007, a Manpower tinha 400 mil clientes, 4,5 mil escritórios em 80 países e 33 mil funcionários.

*Tradução de Gabriel Pomerancblum

0 comentários: