Colabore com o Centro de Estudos da Imigração Árabe

quinta-feira, 24 de julho de 2008

O Al Mahjar- Centro de Estudos da Imigração Árabe no Brasil, sob coordenação do Icarabe, tem a proposta de compreender como milhões de imigrantes de origem árabe e seus descendentes, ao longo das gerações, têm participado da construção da sociedade brasileira, nos mais distintos aspectos: econômico, político, social, educacional, profissional, cultural, integrando-se efetivamente à sociedade receptora. Do mesmo modo, pretende colocar em análise o fenômeno migratório a luz das discussões referentes à preservação, manutenção e negociação de uma identidade cultural dos grupos vivendo fora de seu contexto.

Entre as ações propostas pelo Centro estão a coleta, organização e acesso a um acervo composto pelas mais diferentes e diversificadas fontes documentais ( escritas e iconográficas); elaboração e execução de projetos de história oral; organização e divulgação de referências bibliográficas; realização de encontros, cursos e seminários. O intuito do Centro é preservar os documentos, facilitar e fomentar a pesquisa, incentivar o intercâmbio de informações entre os mais diversos públicos interessados pela temática migratória árabe no Brasil.

Você pode colaborar com o Centro de Estudos da Imigração Árabe de diversas formas:

• preenchendo a ficha cadastral com alguns dados básicos de sua família para que possamos elaborar de forma estatística um quadro mais completo da imigração árabe ao Brasil.
• contando a sua história de sua vinda ou da vinda de sua família ao Brasil no formulário

Conte sua História.

• oferecendo seus acervos pessoais de fotos e documentos para que possam ser digitalizados pela equipe do Al-Mahjar e passem a integrar sua base de dados.

O Al-Mahjar se propõe a receber e armazenar de forma criteriosa esse conjunto diverso de materiais tomando o cuidado de preservar a privacidade de seus colaboradores. Para tirar dúvidas e entrar em contato com nossos coordenadores, ligue para o 5084-5131 ou envie email para imigracao@icarabe.org

Participe!

http://www.icarabe.org/almahjar

0 comentários: