Manual Embratur: Turismo para Pessoas com Deficiência

quarta-feira, 23 de julho de 2008

A indústria do turismo é, atualmente, o setor da economia produtiva que mais se expande em todo o mundo. Somente em 1998, a indústria de viagens e lazer, segundo a Organização Mundial de Turismo – OMT, movimentou, em todo o mundo, mais de 635 milhões de pessoas, universo que injetou na economia uma cifra superior a US$ 439 bilhões.

Essa mais do que expressiva movimentação financeira, resultante da contínua expansão da atividade turística ao longo desta década, vem possibilitando aos setores público e privado desenvolver novos produtos, destinados a atender aos anseios e às necessidades dos diferentes segmentos que conformam o mercado consumidor.

Em virtude da multiplicação de nichos específicos de mercado, a indústria do turismo vem sendo submetida, no entanto, a exigências inúmeras. Muitas delas sequer imaginadas há até poucos anos. Como, apenas para citar um exemplo, a demanda crescente por produtos diferenciados como a pesca esportiva.

Torna-se fundamental adequar os produtos e serviços que formam a cadeia produtiva da indústria turística às necessidades objetivas e imediatas de segmentos específicos da população que, por razões diversas, ainda sofrem limitações para a prática do turismo.

Consciente de que os portadores de deficiência não são atendidos em suas necessidades mais elementares pela indústria brasileira do turismo, a Embratur, pioneiramente, delegou a um corpo de especialistas a tarefa de elaborar um inédito trabalho técnico no âmbito das atividades turísticas.

Obra desde já obrigatória, este manual de acessibilidade é um guia preciso, seguro, que permitirá aos empreendedores do setor de viagens e lazer contemplar os seus equipamentos com as indispensáveis facilidades que garantirão, afinal, plena cidadania a quem até hoje, em virtude de conviver com condições físicas especiais, sejam elas momentâneas ou definitivas, não teve o direito de ter acesso aos bens fundamentais da indústria do turismo.

Caio Luiz de Carvalho

DOWNLOAD DO ARQUIVO PDF - TURISMO PARA DEFICIENTE - MANUAL EMBRATUR.pdf

1 comentários:

Jefferson disse...

Oi Mirela!

E não é que seu comentário me fez pensar nas dificuldades que os "deficientes" (quem não é deficiente em algo?) têm ao viajar, ao passear...Enfim, muito importante prestarmos atenção de verdade a eles, em todos os momentos!

Bom, mas respondendo às suas perguntas, quero antes agradecer pelo elogio e dizer que não me considero poeta, de jeito nenhum! Só escrevo o que vem na minha cabeça! =)

Meu nome é Jefferson e atualmente estou trabalhando como escriturário no Banco do Brasil, e a partir do dia quatro começo o segundo semestre do curso de Letras. É isso...Descobri seu blog ao acaso, quando procurava o que eu pudesse achar sobre a língua árabe!

E você? Fala árabe? Trabalha e estuda também? O que gosta de fazer?
Desculpa pela demora ao responder. O meu e-mail é jefferson.pimenta@gmail.com

"Bihátrak"!