Exposição Eternos Tesouros do Japão - A Arte dos Samurais (Brasília)

domingo, 13 de julho de 2008

Ainda da tempo!
 
A mostra, que comemora o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, reúne peças do acervo do Museu de Arte Fuji, de Tóquio, uma das mais conceituadas instituições culturais do Japão, na coleção A Arte dos Samurais.

A exposição é composta por 120 trabalhos, entre pinturas, gravuras, ukyo-e, peças em laca, caligrafia, cerâmica e armaduras. Entre as obras estão nove armaduras diferentes, que retratam a sensibilidade de cada período.

As peças de arte foram produzidas entre os períodos Heian (806-1190) e Edo (1615-1865), em especial no Edo, em que a paz durou mais de 250 anos, possibilitando o surgimento da arte.

Eternos Tesouros do Japão - A Arte dos Samurais inclui ainda um painel com a cronologia da imigração japonesa no Brasil. Esta linha do tempo cobre desde a chegada dos primeiros imigrantes, em 1908, e sua instalação no Brasil, passando pela ocupação do cerrado, do semi-árido nordestino, e até chegar à instalação de grandes empresas e a criação de novos conceitos na arte.

Serviço:

Museu Nacional da República
Setor Cultural Sul - Próximo à Rodoviária do Plano Piloto
Abertura: 18/06
Exposição: 19 /06 a 30/07
Terça a sexta das 9h00 às 21h00
Sábados e domingos das 9h00 às 19h00
Entrada Franca

Sobre a Exposição

(texto sobre a exposição completa que pode ser vista no Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Paraná.
em novembro 2007, não consegui entender se a que está em Brasília tem alguma diferença).

As peças da exposição abrangem oito dos quinze períodos em que se divide a história do Japão, períodos esses que marcam a evolução política, econômica e social japonesa. Há obras dos períodos Heian (794–1185), Kamakura (1185–1333), Muromachi (1338–1573), Momoyama (1573–1603), Edo (1603–1867), Meiji (1868–1912), Taisho (1912–1926) e Showa (1926– 1989). As peças não mostram apenas a sensibilidade artística dos períodos retratados, revelam também como viviam os aristocratas, os guerreiros e ainda como os artistas retratavam o povo, a cultura, a natureza e a própria arte japonesa.

As obras

A exposição "Eternos Tesouros do Japão" é dividida em seis conjuntos de peças, cada qual referente a um determinado tipo de artefato.

Os artefatos em laca incluem tigelas, bandejas, tinteiros, caixas de papéis de carta, baús e outros, alguns feitos com a técnica maki-e. Entre os itens que podem ser apreciados estão: "Caixa de Materiais de Caligrafia com Motivo de Flor da Lua em Incrustação de Madrepérola" e "Escrivaninha com Vistas para o Rio Hotsu".

As pinturas são principalmente apreciadas em biombos e pergaminhos suspensos do período Momoyama até o período Edo, representando as principais escolas de pintura do Japão. Entre os destaques, estão: "A História de Genji: Batalha de Carroças", "Pássaros e Cascata", "Flores das Quatro Estações", entre outros.

As espadas abrangem três períodos históricos e refletem a influência chinesa na arte de sua confecção até adquirirem características tipicamente japonesas. Também denotam a forma de guerrear e a maneira de utilizá-las junto ao corpo.

As armaduras cobrem um período de 500 anos, desde o início do período Muromachi até o final do período Edo. Incluem todos os itens de uma vestimenta completa: brasões, elmo (kabuto), protetores para a face, protetores para as bochechas, chapéus de palha, jaquetas de batalha, divisores de capacete, cassetetes, armas de fogo, juntamente com selas, estribos e outros apetrechos eqüestres.

As gravuras em blocos de madeira foram responsáveis por uma forma de expressão artística peculiar no Japão, mas que acabaram influenciando os pintores expressionistas franceses. O destaque certamente fica para a série "Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji", que inclui alguns trabalhos considerados obras-primas.

A caligrafia também está muito bem representada. Na mostra curitibana, os visitantes poderão apreciar o manuscrito "A Carta", do famoso mestre de haiku, poesia tradicional japonesa, Matsuo Basho. Há ainda uma peça do mestre da cerimônia do chá, Kobori Enshu, intitulada "Os Caracteres de 'Fu-sei'".

 

Armadura com Brasão Todo no Estilo Okegawado
Gusoku
Ferro, revestimenro de laca, couro, seda
Período Edo




Elmo de sessenta e duas placas rebitadas Suji Kabuto
assinado por Joushuu-jyu
"Saotome Ienari" -
Ferro Período Momoyama



Proteção de rosto (So-menpo) Couro batido, revestido de laca Metade do período Edo


Elmo de sessenta e duas placas rebitadas Suji Kabuto assinado por Saotome Iechika Ferro, madeira, revestimento de laca Período Momoyama


Armadura no estilo Domaru com cordões morons e dourados Ferro, revestimento de laca, couro, seda Meio do Período Edo


Elmo decorativo com Brasão do clã Tokugawa (usado por Tokugawa Ieyasu) Ferro, revestimento de laca, papel japonês Período Momoyama


Armadura completa no estilo Gomaido Gusoku (usada por Oguri Kosukenosuke) Ferro, laca, couro, seda Final do Período Edo (Agosto de 1862)


Caixa de insenso com motivos florais e borbolertas incrustados com conchas verde azuladas Laca maki-e, madeira revestida com laca Período Taisho


Batalha de Ishinotami
Escola Tosa
Cor sobre papel folhado a ouro;
Biombo byoubu de seis folhas
Período Edo


Espada Tachi Assinada por Yukimitsu Tachi (espada) com peças e papéis dobráveis Período Kamakura (Agosto de 1271)



Batalha no Rio Uji Escola Tosa Cor sobre papel folhado a ouro biombo byoubu de seis folhas Período Edo


Espada Tanto (espada designada como propriedade importante) Sem assinatura: O Sakushu Tsuiama Matsudaira (Yukimitsu) Espada (Tanto) com adereços e bainha antiga Período Kamakura


Estribos com motivos de borboleta e arabescos
Assinado por: Gashu-jyu "Masahira"
Laca maki-e, ferro e incrustação Meio do Período Edo

Sela decorada em Laka maki-e com motivos florais em formato de diamante
Assinado por: Masayoshi
Laca maki-e, madeira revestido com laca Meio do Período Edo (Março de 1727)


Bandejas redondas com pinturas em laca Madeira revestida com laca Período Momoyama


Bandejas redondas tripés com pintura de laca Laca Hidehira, madeira revestida com laca Período Muromachi


Lua com Hagi
Suzuki Kiitsu
Cor sobre seda;
Quatro biombos deslizantes fusuma
Final do Período Edo


Flores e pássaros Escola Tosa Cor sobre papel folhado a ouro; Biombos byoubu de seis folhas Período Momoyama

 
 


0 comentários: