O keffiye, lenço tradicional palestino, virou moda no Brasil e no mundo.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

São Paulo – Um pedaço de pano ao estilo palestino aportou nas lojas brasileiras neste inverno. É o keffiye, lenço branco e preto usado no país árabe, que passou a ser moda no mundo todo, inclusive no Brasil. As lojas vendem desde o modelo tradicional, nas cores branca e preta, e também derivações do acessório, com diferentes cores e desenhos.

Divulgação Divulgação

Lançamento da Balenciaga colocou lenço palestino em evidência

Tudo começou quando a grife européia Balenciaga resolveu fazer uma coleção inspirada nas ruas de Londres no ano passado. O lenço apareceu entre as peças mostradas pela marca em desfile e virou febre no mundo todo. No Brasil, um dos estabelecimentos que o vende é a Roxane Dreams, loja de acessórios importados do bairro dos Jardins, em São Paulo.

A Roxane Dreams trabalha com a peça há seis anos. Segundo a gerente da loja, Danielly Ribeiro, o lenço palestino é usado nas ruas de Londres desde a Guerra do Golfo, como forma de protesto às invasões no mundo árabe. E a loja brasileira comercializa justamente produtos importados de regiões como Londres, Paris, Amsterdã e Tailândia.

A moda do lenço, porém, pegou mesmo no Brasil neste ano. Desde grifes voltadas para o público de alta renda, como Doc Dog, passaram a comercializá-lo até redes de varejo mais populares como a Renner. Na Roxane Dreams os consumidores do lenço são, em maioria, mulheres. Mas os homens também os compram. A loja vende a peça tradicional, bem ao estilo palestino, e também em outros modelos, com estampas de estrelas e corações.

De acordo com Danielly, ele normalmente é usado em volta do pescoço, com as franjas caindo sobre a blusa, camiseta ou vestido que o consumidor está vestindo. Mas também pode ser usado, por exemplo, bem comprido sobre a roupa, com um cinto em volta, na altura da cintura. A famosa consultora de moda brasileira Glória Kalil chegou a dar dicas, em um programa de televisão, de como utilizar os lenços durante o inverno.

A francesa Balenciaga, por exemplo, fez várias criações em cima do lenço palestino. Misturou a estampa branca e preta com vermelho escuro, usou franjas douradas e pendurou metais, imitando moedas, nas suas extremidades. Em outro modelo, o lenço é branco, a estampa vermelha e as franjas, bem longas, também são vermelhas. No lenço em tons azuis, por exemplo, as franjas são prateadas. É a moda da Palestina customizada para o mundo.

0 comentários: