Amal Murkus fará quatro concertos na capital paulista e interior em setembro. A cantora, cujo estilo reúne influências mediterrâneas, é conhecida mundialmente pela defesa da música palestina e árabe.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Reprodução Reprodução

CD de Amal Murkus: Hortelã, minha hortelã

São Paulo – A cantora palestina Amal Murkus virá ao Brasil no mês de setembro para fazer uma série de concertos. Amal canta um estilo musical pós-moderno, que reúne diferentes influências mediterrâneas, e é conhecida por defender a valorização mundial da música da sua terra e dos países árabes. A turnê no Brasil é promovida pelo Instituto Jerusalém do Brasil, começa no dia 25, na capital paulista, e termina no dia 02 de outubro, em Campinas.

A cantora interpreta músicas populares, árabes e palestinas, de domínio público. "Ela canta a luta do povo palestino, das mulheres, a saudade dos que partiram, a alegria do povo", explica o superintendente do Instituto Jerusalém do Brasil, Ali El-Khatib. De acordo com El-Khatib, o Instituto resolveu trazer Amal ao país em função do sucesso das suas outras apresentações no Brasil, nos anos de 2002 e 2004.

Na primeira vez que Amal Murkus esteve em terras brasileiras, ela foi convidada pelo Sesc e cantou com Nana Caymmi, no Projeto Todos os Canto do Mundo. A segunda foi já uma promoção do Instituto Jerusalém. Essa terceira viagem foi acertada com Amal durante a ida do superintendente do instituto à Palestina, em janeiro deste ano. Segundo El-Khatib, Amal foi convidada também para fazer um concerto com a Orquestra Sinfônica de Campinas no ano que vem.

Divulgação Divulgação

Palestina faz shows pelo mundo afora

Amal vai cantar, nesta turnê, a música brasileira Manhã de Carnaval, em árabe. A cantora palestina mostrará, nos shows, um pouco da cultura árabe-brasileira que já vivenciou. Os concertos começam com uma apresentação no Sesc Vila Mariana, no dia 25 de setembro, seguem com um show no Sesc de São José do Rio Preto, no dia 26, uma apresentação no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em Campinas, no dia 28, e terminam com a abertura do Campinas Festival Café, em 02 de outubro.

Na turnê de setembro, Amal se apresentará acompanhada do seu maestro, Nassem Dakwar, que toca alaúde e violino, e também pelos músicos brasileiros Sami Bordokan, no alaúde, Willian Bordokan, no derbak, além de Cláudio Kairós, no canun. Eles formam um dos grupos de música árabe mais conhecidos no Brasil.

O último CD lançado pela cantora chama-se Na'na' ya Na'na', que quer dizer, em português, Hortelã, minha hortelã. A palestina canta desde os cinco anos de idade e já ganhou vários prêmios em festivais de músicas. Além de cantora, Amal é também atriz. Em 2003, recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Haifa Theatre Festival. Em função do seu estilo e o perfil humanitário do seu trabalho, Amal já foi convidada para cantar em diversos países com músicos locais.

Serviço

Shows Amal Murkus no Brasil
Dias 25, 26, 28 de setembro e 02 de outubro
Informações: Instituto Jerusalém do Brasil
Telefone:             +55 (19) 3243-8329       

0 comentários: