Ayaan Hirsi Ali foi a convidada do programa Roda Viva desta última segunda-feira

terça-feira, 26 de agosto de 2008



A convidada do programa Roda Viva desta segunda-feira teve e tem uma vida cercada de polêmicas. Uma das mais controversas personalidades políticas da atualidade, Ayaan Hirsi Ali denuncia maus tratos, luta pelos direitos das mulheres muçulmanas e critica o multiculturalismo.

Nascida na Somália, ela foi submetida a uma clitorectomia, a extirpação do clitóris, aos cinco anos de idade. Por causa da militância política de seu pai, Ayaan foi obrigada a deixar o país e viveu exilada na Arábia Saudita, Etiópia e Quênia, antes de fugir para a Holanda, onde tornou-se parlamentar e escritora.

Ayaan Hirsi Ali passou a ser uma severa crítica do islamismo e após contar a sua história em um livro e ajudar na produção de um documentário sobre as condições das mulheres islâmicas, foi ameaçada de morte, e, desde então, anda sempre com segurança reforçada.

Em 2005, a revista americana Time a incluiu na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Para assistir os bastidores da gravação do programa, visite essa página:
http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/ayaan

Entrevistadores: Marta Góes, jornalista e dramaturga; Demétrio Magnoli, geógrafo, especialista em relações internacionais e editor do jornal "Mundo, Geografia e Política Internacional"; Daniel Piza, editor executivo e colunista do jornal O Estado de S. Paulo; Norma Couri, correspondente da revista portuguesa Visão.
Perguntas dos telespectadores: Luiza Moraes

Apresentação: Lillian Witte Fibe

0 comentários: