O Icarabe apresenta em Maringá alguns dos filmes da Mostra "Imagens do Oriente" 2008, apresentada originalmente em São Paulo. Confira abaixo a programação:

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Dia 29, sexta-feira


16h
Abertura da Mostra
Convidadas: Arlene Clemesha ICARABE (Instituto da Cultura Árabe) / História USP
Angélica Lovato Espaço Marx – SP / Fundação Santo André


16h30
Blues Palestinos
Palestina, 2005
Direção: Nida Sinnokrot
Duração:72 min
No vilarejo de Jayyous, a população camponesa empreende uma campanha não-violenta de resistência à construção do Muro da Segregação. Além de impedir o livre trânsito dos palestinos e separar famílias, o Muro, por onde passa, destrói plantações e expulsa os antigos donos da terra


19h
Qana
Irã-Líbano, 2006
Direção: Mohammad Reza Abbasian
Duração: 53 min
Premiado com medalha de ouro no 2º Festival de documentários da Al Jazeera, o filme revela novos desdobramentos relativos ao massacre de civis libaneses, no momento em que eles se protegiam de um bombardeio israelense no interior do abrigo da Onu, em Qana, 1996.


20h30
Jenin, Jenin
Palestina, 2002
direção: Mohammad Bakri
Duração: 54 minutos
Realizado alguns dias após a invasão israelense do campo de Jenin, o filme revela as marcas deixadas na alma daquela comunidade.

Dia 30, sábado:

10h30
De Futebol e Sonhos
Palestina, 2006
Direção: Maya Sanbar e Jeffrey Saunders
Duração: 86 minutos
O esforço de jogadores de futebol dos territórios ocupados de Gaza e Cisjordânia que não podem treinar juntos em seu próprio país. O resultado é a busca de uma identidade pessoal e nacional, uma mistura de sonhos, exílio, ocupação e sobrevivência

15h
Meu país amado
Palestina/Nova Zelândia, 2007
Direção: Janice Abo Ganis e John Mandelberg
Duração: 24 minutos
Cantores palestinos, expressando-se pela música, revelam as histórias de suas comunidades

16h
Um prato de sardinhas ou a primeira vez que eu soube de Israel
Síria/França, 1997
Direção: Omar Amiralay
Duração: 17 minutos
O diretor Omar Amiralay revisita as ruínas de Al-Qunaitera, na Síria, destruída em 1974 e ocupada por Israel durante sete anos. Entre as ruínas, restou apenas um edifício: o cinema da cidade.

17h
Crianças de Ibdaa
Palestina-EUA, 2002
Direção: Sarah Smith Patrick
Duração: 30 minutos
Ibdaa, que em árabe significa criar algo do nada, é a história, a luta e as aspirações de um grupo de dança de crianças palestinas.


20h
Coração Aberto
Palestina/Reino Unido, 2006
Direção: Claire Fowler
Duração: 22 minutos
A sobrevivência de Jamal, com nove meses de idade, depende da realização de uma cirurgia no coração. Para realizar esta operação, Jamal precisa sair de sua casa, em Nablus e passar por todos os postos de controle do exército de Israel, até chegar ao hospital palestino Makassed, em Jerusalém.


21h
Faixa de Gaza
Estados Unidos, 2002
Direção: James Longlay
Duração: 74 minutos
Em janeiro de 2001, o diretor James Longlay viajou para a faixa de Gaza planejando ficar duas semanas coletando material para um filme sobre a Intifada. Acabou ficando mais de três meses, período no qual ficou conhecendo profundamente a população local.



Dia 31, domingo:

15h
Muralha de Ferro
Palestina, 2006
Direção: Mohammed Alatar
Duração: 52 minutos
História da implantação sionista na palestina, desde as primeiras doutrinas da direita israelense até as mais recentes ações para assegurar o furto de terras e de todos recursos naturais e implantação contra a população palestina de um sistema semelhante ao apartheid que vigorou na África do Sul.

17h
Qana

19h
Faixa de Gaza

 
 
Cinema
Mostra "Imagens do Oriente"
Shopping Maringá Park, 4º piso – av. São Paulo, 120 - Maringá, PR - Entrada franca

0 comentários: