BRASIL e Nigéria trocam experiências Tema abordado foi a área de planejamento de turismo

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

As ações de planejamento do Turismo brasileiro, executadas pelo Ministério do Turismo, poderão servir de subsídios para a Nigéria elaborar políticas semelhantes. Em reunião realizada nesta terça-feira (26) entre os ministros do Turismo do Brasil, Luiz Barretto, e da Nigéria, Adetokumbo Kayode, ficou acertada uma parceria entre os dois países para troca de experiências na área do Turismo. "Precisamos trabalhar conjuntamente e estabelecer uma forte parceria entre nossos países", disse Kayode. Para ele, as grandes dificuldades enfrentadas pelo seu país são em relação a planejamento, investimentos e qualificação.

Barretto destacou que o Brasil trabalha hoje com dois horizontes: a Copa do Mundo de 2014, que já é uma realidade, e os Jogos Olímpicos de 2016, que poderão ser realizados no Rio de Janeiro. "Para auxiliar no planejamento para atender a demanda gerada por estes eventos, o Ministério do Turismo realiza, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, um estudo aprofundado sobre os 65 destinos indutores do turismo nacional", explica Barretto. A partir deste estudo será possível saber quais as reais necessidades dos principais destinos brasileiros e definir sobre a aplicação dos recursos públicos.

O ministro do Turismo brasileiro entregou ao seu colega nigeriano uma cópia do estudo de competitividade dos 65 destinos e também uma cópia do Plano Nacional de Turismo (PNT). O PNT possui como foco a inclusão social e é um instrumento de planejamento e gestão que coloca o turismo como indutor do desenvolvimento e da geração de emprego e de renda no Brasil. O príncipe nigeriano disse que vai ler com atenção os documentos e colocou sua equipe à disposição para realizar uma troca de experiências com a equipe do Ministério do Turismo Brasileiro. Ainda nesta semana, técnicos dos dois países darão início aos trabalhos.
 

0 comentários: