Dirigentes de seis países africanos participam, na semana que vem, de seminários com ministros brasileiros para conhecerem os programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

São Paulo – Uma missão de dirigentes e técnicos da Angola, Gana, Moçambique, Namíbia, Quênia e Tanzânia chegam ao Brasil na segunda-feira (25) para conhecer os programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os africanos fazem parte da Missão de Estudos do Programa Brasil-África em Desenvolvimento Social, que tem como objetivo trocar experiências, se integrar com o governo brasileiro e buscar novas opções de políticas bem-sucedidas na área.

Segundo informações do ministério, a programação da delegação africana em Brasília começa na segunda-feira e segue até sexta-feira (29). Os dirigentes vão participar do Seminário de Proteção e Promoção Social em Países Africanos, que terá a participação dos ministros brasileiros do MDS, Patrus Ananias, e das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Em 2006, já foi realizado um intercâmbio Brasil/África sobre Programas de Transferência de Renda com a participação de representantes de Gana, Moçambique, Nigéria, Guiné Bissau, África do Sul e Zâmbia. Em 2007, o Brasil contribuiu para a implantação do programa de transferência de renda de Gana, o Livelihood Empowerment against Poverty (LEAP), que foi lançado este ano. No primeiro semestre, o Brasil apresentou sua experiência em duas conferências regionais (em Uganda e no Senegal) promovidas pela União Africana, com o apoio do Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID).

De acordo com o ministério, a vinda da missão faz parte das metas do governo brasileiro de estabelecer parcerias Sul-Sul e de geração de conhecimento, entendimento e demanda por cooperação em políticas de promoção e proteção social. Com esse objetivo, no início do ano, dois diretores do MDS estiveram no Cairo, o Egito, para ajudar o governo local a elaborar um programa de transferência de renda a exemplo do Bolsa Família, iniciativa do governo federal que garante uma renda mínima a famílias carentes.

A missão africana também vai conhecer o Bolsa Família. Na quinta-feira, os dirigentes vão para Recife, em Pernambuco, conhecer alguns programas sociais que hoje beneficiam 58 milhões de pessoas em situação de pobreza. Entre eles, Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), Restaurantes Populares e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Os participantes da missão irão compartilhar suas experiências por meio de reuniões e workshops em seus países de origem, com o objetivo de transmitir seus conhecimentos adquiridos no Brasil. Segundo o ministério, a Missão de Estudos abrirá oportunidades para futura cooperação entre o Brasil e países africanos.
 

0 comentários: