O curta-metragem egípcio e norte-americano 'A empregada', de Heidi Saman, faz parte do festival internacional que está acontecendo na capital paulista. Há exibição hoje e na quinta-feira.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

São Paulo – Um curta-metragem do Egito faz parte da programação do 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que começou na última semana na capital paulista e segue até a próxima sexta-feira (29). A produção está em exibição nas salas de cinema da cidade, juntamente com 381 filmes de 54 países.

O filme egípcio que integra o festival é "A empregada", ou "The Maid", produção conjunta do Egito e dos Estados Unidos feita neste ano. O filme tem duração de 19 minutos e conta a história de uma empregada do país árabe sem experiência no trabalho e com suspeitas sobre seus patrões, que acabam se confirmando. A diretora e roteirista é Heidi Saman.

Além de direção, roteiro e montagem de Heidi Saman, o curta-metragem tem fotografia de Dawn Chenette e no elenco as atrizes Samar Abdel Wahib e Farah Yusut. Heidi Saman já dirigiu também Walkers/Drivers, em 2006, Pears, em 2005, e Morning Tea, em 2003.

Outro filme de país árabe, da Argélia, também fez parte da programação do festival, mas teve sua última exibição ontem. O curta se chama "É domingo" ou "Cést Dimanche!" e é uma co-produção de Argélia e França, do ano passado. O enredo centra-se na história de Ibrahim, de 13 anos, que, cansado da escola, faz seu pai acreditar que já obteve o diploma.

No ano passado, filmes árabes também fizeram parte da mostra internacional. Entre eles estavam produções do Marrocos, Tunísia, Palestina e Iraque. O festival não tem caráter competitivo, mas os curtas-metragens passam por uma triagem antes de integrarem a grade e há uma série de premiações de incentivo dentro das diferentes seções do festival.

O festival reúne curtas premiados internacionalmente e tem também uma parte dedicada às produções brasileiras. Há um espaço de exibição apenas para os brasileiros, outro para os latino-americanos e outro ainda dentro de temas específicos como trabalho, França e mesmo vários filmes de um só diretor, como o argentino Gustavo Taretto. Também há exibição de curtas-metragens infantis.

Além das salas de cinema de São Paulo, a programação está no Rio de Janeiro, Recife e no interior de São Paulo, nas cidades de Jundiaí e São Carlos. O filme egípcio "A empregada" vai ser exibido hoje (26), no CineSesc, às 18 horas, em São Paulo, e também na quinta-feira (28), às 15 horas, na Cinemateca da Sala BNDES.

0 comentários: