Evento: O poeta Michel Sleiman, professor de língua e literatura árabe da USP, vai comandar um Diwan com poesia árabe hoje à noite na Casa das Rosas.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Divulgação Divulgação

Sleiman é professor, poeta, ensaísta e tradutor

São Paulo – Um Diwan de poesia árabe contemporânea vai inaugurar o ciclo Poesia dos 4 Cantos, promovido pela Casa das Rosas, na capital paulista. "Será uma oportunidade para ler, conhecer e divulgar a poesia árabe", diz o poeta Michel Sleiman, diretor do Instituto de Cultura Árabe (Icarabe) e professor doutor de Língua e Literatura Árabe na Universidade de São Paulo (USP), onde dirige a revista Tiraz de Estudos Árabes e das Culturas do Oriente Médio. O Diwan ocorre hoje (20), às 19h, na Casa das Rosas.

"É importante que as pessoas do mundo, especialmente do Brasil, conheçam o que é a poesia árabe, porque ela é um dos pilares da civilização, tanto no Oriente como no Ocidente. Se ela não é ou parece não ser, é uma questão de tempo. Para isso, temos que trabalhar", destaca Sleiman, que é autor de A Poesia Árabe-Andaluza: Ibn Quzman de Córdova e A Arte do Zajal: Estudo de Poética Árabe.

De acordo com Sleiman, foram selecionados poemas de autores árabes como Ibn Hazm, Ibn Quzman, Ibn Nuwas, Al-Tutili, Adonis, Sinan Anton e Mahmud Darwich, poeta palestino que faleceu recentemente, aos 67 anos, e será homenageado durante o encontro poético. "Ele foi um dos poetas mais importantes para a poesia em árabe do século XX", afirma Sleiman. "Vamos utilizar traduções do árabe para o português feitas por mim, pela professora Safa Jubran e pelos alunos do curso de árabe da USP", conta.

O recital também terá intervenções de dança com Kátia Daher e música árabe com Djony Mouzayek. "Já organizei outros Diwans como esse e sempre procuro mesclar a poesia com outras manifestações culturais para tornar o encontro mais interessante e produtivo", explica.

O Diwan de poesia árabe contemporânea será o primeiro encontro do ciclo Poesia dos 4 Cantos, promovido pela Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, ao longo de quatro meses. Em setembro, será realizado um recital de poesia da Irlanda, com Marcelo Tápia. Em outubro, será a vez da poesia da Coréia, com Yun Jung In, e em novembro, da poesia judaica com Moacir Amâncio.

Serviço
Diwan de poesia árabe contemporânea
Quarta-feira, dia 20 de agosto, às 19h
Casa das Rosas
Avenida Paulista, 37 - Bairro Bela Vista
Entrada franca
Nota da autora do Blog:
O termo Diwan, é uma palavra com vários significados, e neste caso significa sarau.

0 comentários: