No dia 14 de agosto, fui visitar o Centro de Integração da Cidadania no bairro Vida Nova em Campinas.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Fomos, visitá-lo, pois no dia 23, sábado que vem, acontecerá o Sabadania, e a CPFL Energia estará presente com algumas atividades.

Mas, além disso, como experiência particular, gostei muito de lá. O local tem acesso para pessoas com deficiência, conta com rampa e até elevador, que estava funcionando.

O prédio tem dois andares, e lá acontecem aulas, espaço para cursos, e atendimento prestado por empresas. Há uma sala com computadores.

No dia que estive lá, em um dos espaços, um grupo de jovens treinavam passos de Hip Hop.

Assim como tantos outros, o Vida Nova é um bairro bem afastado do centro de Campinas, os chamados periferia. Um espaço como este faz muita diferença para a população. É importante aproveitá-lo bem, o que não é possível sem a parceria das empresas.

Levamos cerca de 1 hora para chegar lá, de carro, numa boa. Mas para essa população se deslocar do bairro ao centro não é tão simples assim. Aqui no centro, ou nos bairros nobres, temos tudo na mão, desde shoppings, escolas, centros de cultura.

Minha conclusão é que, antes de pensar qualquer coisa, viva a experiência.

Gostei muito de lá, falei com o João, amigo da CPFL Energia, que está sempre em contato com as comunidades que me leve qualquer dia em outros lugares. Já conheço vários, mas falta um em especial que gostaria muito de conhecer. O parque Oziel. Quem sabe...

Gostei também lá do CIC vida nova que tem um curso Pré-vestibular (Educafro).

Veja as fotos



Saiba mais sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para tanto, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas, com atendimento à população de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Somente em 2006, o CIC atendeu mais de 1,2 milhão de pessoas.

Nas unidades do CIC a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

0 comentários: