Oficina de gastronomia árabe em Curitiba

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

São Paulo – Uma das grandes influências da cultura árabe no Brasil está na culinária, e, para aqueles que desejam aprender as técnicas de preparo das receitas tradicionais dessa cultura, o Club Gourmet do Centro Europeu, no Paraná, oferece na sexta-feira (19) uma oficina gastronômica da cozinha árabe. "Não precisa ter preparo para fazer o curso. Vou ensinar passo a passo de cada prato", afirmou a chef Vaneska Berçani, que irá ministrar a oficina.
Divulgação Divulgação

Alunos vão aprender a fazer quibe cru, arroz com lentilhas e outros pratos



O curso faz parte da programação do Club Gourmet do Centro Europeu, em Curitiba, que a cada 15 dias oferece ao público uma oficina gastronômica. Segundo Vaneska, essas aulas têm como objetivo disseminar técnicas e culturas da culinária mundial. "Essa vai ser uma oportunidade de mostrar para os alunos que eles não precisam ficar restritos à culinária árabe, eles podem usar as técnicas para inovar em outras culinárias", disse a chef.

Na sexta-feira, Vaneska irá ensinar a preparar quibe cru, arroz com lentilhas, chich barak, que são capeletes de carne ao molho de coalhada fresca, pasta de berinjela, entre outras receitas. Durante a aula, que tem três horas de duração, Vaneska conta com a ajuda de três monitores para acompanhar os passos dos alunos.

Formada como Chef de Cuisine - Restaurateur, pelo Centro Europeu, Vaneska é sócia do restaurante Velho Oriente, de comida libanesa, em Curitiba. Segundo a chef, em 2001 ela entrou como sócia administrativa do libanês Jean Abdo, imigrante e fundador do primeiro restaurante de comida árabe de Curitiba. "No começo eu cuidava da parte administrativa, mas acabei me apaixonando pela cozinha árabe e fui aprendendo com ele (Jean Abdo)", disse Vaneska, que a partir daí foi fazer o curso profissionalizante do Centro Europeu.

Em maio deste ano, Vaneska teve a oportunidade de ir para o Marrocos, onde teve contato direto com os temperos e receitas marroquinas. Para 2009, a chef pretende ir para o Líbano para aprimorar o seu conhecimento. "Devo ficar na casa de parentes da mulher do meu sócio para pegar o jeito e os costumes libaneses", disse.

Centro Europeu

Fundado em 1991 como uma escola de ensino profissionalizante e de idiomas, o Centro Europeu oferece 13 cursos profissionais, entre eles Design de Moda, Gestão Ambiental, Hotelaria, Comércio Exterior e Fotografia. Já os idiomas ensinados são inglês, francês, espanhol, italiano e alemão. As vagas para o Club Gourmet são limitadas e as inscrições seguem até sexta-feira.

Mais informações

Tel. (41) 3222-6669
Site: www.centroeuropeu.com.br

0 comentários: