O norte-americano John Tofik Karam, bisneto de libaneses, lança em São Paulo, hoje, um livro sobre os árabes e o neoliberalismo no Brasil.

quinta-feira, 12 de março de 2009

São Paulo – O norte-americano de origem libanesa John Tofik Karam lança hoje, no Brasil, o livro "Um outro arabesco – Etnicidade sírio-libanesa no Brasil neoliberal", pela Martins Editora. A obra, que já foi tema de reportagem na ANBA, é resultado de uma tese de doutorado que o autor fez a respeito da comunidade árabe no Brasil e aborda a valorização dos árabes no país no final do século 20. O lançamento ocorre às 17 horas, na Livraria Martins Fontes, na rua do Patriarca, em São Paulo, e terá a presença do escritor.

Reprodução Reprodução

Livro aborda árabes e neoliberalismo

A história familiar de Karam passa pelo Brasil, Líbano e Estados Unidos. A avó materna do autor, filha de libaneses, nasceu em Porto Velho, Rondônia, foi morar no Líbano com dez anos e, mais adiante, quando se casou, voltou para a América, desta vez para os Estados Unidos. O escritor nasceu nos Estados Unidos, mas essa integração de culturas sempre esteve presente na sua vida familiar e o motivou a escrever sobre os árabes no Brasil.

Na obra, Karam conta como a figura do árabe, marginalizado por ser considerado apenas um bom negociante, passou a ser valorizada na época neoliberal, quando o capitalismo encontrou seu apogeu. A tese do descendente de libaneses já foi publicada como livro nos Estados Unidos em 2007 e agora ganha versão em português traduzida por Denise Bottman. Karam fez seu doutorado em Antropologia Cultural na Syracuse University.

Ele trabalhou em cima do tema durante três anos, na própria universidade, entre 1997 e 2000, e ficou no Brasil entre setembro de 2000 e final de 2001 para realizar a pesquisa de campo. Na época, Karam tinha uma bolsa de estudos do Departamento de Educação dos Estados Unidos. Ele entrevistou cerca de cem pessoas, entre eles comerciantes, donas de casa e profissionais liberais de origem árabe.

Atualmente o autor é professor assistente de Estudos Latino-Americanos na Universidade DePaul, em Chicago. Além do doutorado, ele também é graduado e pós-graduado na área de Antropologia. Ele nasceu no interior de Nova York, em uma cidade chamada Utica. Parte dos seus familiares, no entanto, vivem no Brasil, nos estados do Pará e Rio de Janeiro. Leia abaixo um trecho do livro de Karam:

Comecei a aprender o que é ser árabe no Brasil quando fui fazer uma pesquisa preliminar em São Paulo, em junho de 1999. Lembro que, dois dias depois de chegar, eu estava no prédio de um amigo no centro da cidade e liguei para alguns contatos. Uma pessoa aceitou marcar um encontro: o editor-chefe de Chams, uma revista da colônia árabe. Naquela primeira semana, ele expôs suas idéias sobre a "colônia", citou os eventos que iam acontecer nos clubes e fez a ponte para eu conversar com executivos e empresários. Foi com essas reflexões, reuniões e indicações que fui formalmente apresentado à experiência árabe no Brasil. Naqueles dias e nos meses seguintes, algumas vezes fui tomado por jornalista, e me senti como tal, entrevistando ou batendo papo com profissionais liberais e cobrindo suas festas e reuniões. Com um bloco de notas enfiado no bolso, mais de uma vez me vi ao lado de outros jornalistas – étnicos e nacionais – anotando trechos de longos discursos e participando de conversas interessantes.

Serviço:

Lançamento: "Um outro arabesco – Etnicidade sírio-libanesa no Brasil neoliberal"
Data: 12 de março, às 17 horas
Local: Livraria Martins Fontes Patriarca, na rua Patriarca, 78 – Edifício Lutetia
 

0 comentários: