Tunísia celebra 53º aniversário da independência nacional

terça-feira, 17 de março de 2009

Dakar, Senegal (PANA) - A Tunísia festeja sexta-feira próxima o seu 53° aniversário da independência nacional que coincide quase com a festa da juventude prevista para sábado próximom anunciou quarta- feira em Dakar o embaixador tunisino no Senegal, Jalel Lakhdar.

A Tunísia acedeu à soberania internacional a 20 de Março em 1956 e, a 7 de Novembro último, o Presidente tunisno, Zine El Abidine Ben ALi, assinou o pacto da juventude tunisina e proclamou 2008 como ano do diálogo global com a juventude, lembrou o diplomata tunisino.

Segundo Lakhdar, a festa da independência será a ocasião de reforçar o discurso político no país assim como a obra diplomática em curso desde a chegada de Ben Ali ao poder em Novembro de 1987.

Este evento, prosseguiu, permitirá igualmente debater outras questões tais como a economia, a demografia e o desemprego.

Por outro lado, a Tunísia pretende celebrar, em 2009, o 50° aniversário da primeira Constituição Republicana moderna de 1 de Junho de 1959 assim como a realização das eleições presidencial e legislativa em Outubro próximo, frisou o embaixador.

Ele sublinhou que o seu país instituiu a primeira Constituição no mundo árabe e muçulmano em 1857 antes de promulgar a sua própria Constituição Republicana a 1 de Junho de 1959.

Várias inovações estão previstas no quadro das eleições de Outubro próximo, nomeadamente a redução da idade de voto para 18 anos ao passo que a da declaração de candidatura passar para 23 anos de idade.

O objectivo da referida reforma é alargar o direito eleitoral para mais de um milhão de jovens, indicou Lakhdar, acrescentando, sem os citar, que dez candidatos concorrem ao próximo escrutínio presidencial.
Fonte: Panapress

0 comentários: