Orquestra egípcia se apresenta no Brasil

terça-feira, 20 de abril de 2010

São Paulo – A Orquestra Folclórica de Abu Ghid, do Egito, fará um show nesta quarta-feira (21) na cidade de São Paulo. O grupo toca e canta músicas folclóricas egípcias e religiosas sufi islâmicas e fará uma única apresentação no Brasil. Essa é, aliás, a primeira vez que a orquestra se apresenta na América Latina, de acordo com Douglas Felis, integrante do grupo. "É uma primeira braçada para alcançar a beira da praia", brinca Felis, explicando que a orquestra tem intenção de voltar ao Brasil para uma turnê maior por várias cidades.

Divulgação Divulgação

Felis toca percussão na orquestra egípcia

Apesar de a música apresentada ser folclórica e religiosa, de domínio popular, há arranjos próprios do grupo. A Orquestra Folclórica de Abu Ghid tem 15 integrantes, mas apenas cinco vão estar no show em São Paulo. Além de Felis, que é da percussionista, participam Hossam Shaker, que toca qanum, uma tipo de harpa de madeira, Atef Metkal Kenawy, da percussão, Refat Farhat, flautista, e Mohamed El Sayed, que dança. Eles se apresentam com roupa folclórica egípcia chamada galabeia.

O grupo existe há dez anos, conta Felis, e o seu nome – Abu Ghid – é referência a uma aldeia egípcia, de onde são alguns dos integrantes. A maioria das músicas tocadas é apenas instrumental. Algumas, porém, são cantadas em árabe egípcio, que é o dialeto local do país árabe e africano. Felis acredita que no Brasil, assim como nas demais apresentações do grupo, o espetáculo vai atrair todo tipo de público, principalmente interessados em música oriental.

"É uma música nova para o Brasil. Mas o Brasil tem muita relação com o Egito, com a África, com todos os países", diz. Ele afirma que se as músicas européia e norte-americana fazem sucesso no Brasil, não vê motivos para que não ocorra o mesmo com a música egípcia. De acordo com informações divulgadas pelo Centro de Estudos Universais (AUM), que promove o espetáculo, o show é uma festa de músicas populares do Nilo, ritmos ciganos de Luxor, flautas tradicionais místicas e cantigas do Egito Antigo.

O Centro de Estudos Universais é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo estudar, valorizar e difundir manifestações étnicas e culturais do Brasil e do mundo. A apresentação da orquestra egípcia acontece dentro do projeto Dançando pela Paz que tem por meta promover a paz por meio de danças e músicas étnicas mundiais.

Serviço:
Show Orquestra Folclórica de Abu Ghid
Data: 21 de abril de 2010, às 21 horas
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia entrada)
Local: Teatro Anhembi Morumbi, na rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Brás – SP
Informações: dancandopelapaz@ceuaum.org.br ou (11) 38473584
 

0 comentários: