Notícias da Copa do Mundo: Nigerianos têm visto de entrada na África do Sul negado sem justificativa

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Embaixada da África do Sul vem negando sem justificativa plausível, há cerca de duas semanas, vistos de entrada no país para nigerianos. A medida afeta diretamente torcedores que já possuem ingressos para os jogos da Nigéria na Copa do Mundo e não têm permissão para entrar no país-sede do Mundial de 2010. Segundo o jornal "The Guardian", milhares de pessoas - muitas delas com ingressos para os jogos na mão - vêm protestando na porta da embaixada sul-africana, por não receberem sequer uma justificativa para a negativa de visto, mesmo tendo cumprido todo o protocolo exigido pelas autoridades.

O embaixador da África do Sul na Nigéria, JKN Mamabolo, não foi encontrado para comentar o episódio, por estar em uma viagem internacional. A África do Sul, segundo o jornal, costuma ser muito rígida na expedição de vistos para nigerianos, que hoje são a segunda maior colônia estrangeira no país, atrás apenas dos zimbabuanos. O governo nigeriano vem mostrando preocupação pela forma como os cidadãos do país são tratados pelos órgãos do governo sul-africano no país quando solicitam vistos de entrada.

A situação forçou o governo da Nigéria a tomar uma ação retaliadora para expressar seu descontentamento pela forma como os nigerianos foram tratados. Muitos já têm pacotes comprados, com passagens aéreas e acomodação na África do Sul, que são justamente os critérios mais importantes para a obtenção dos vistos. Alguns torcedores acusam as autoridades sul-africanas de fazer pedidos de última hora com o objetivo de dificultar a apresentação de documentos que justifiquem a expedição dos vistos

Segundo informações dos consulados e embaixadas da África do Sul na Nigéria, a posse de ingressos para jogos da Nigéria, bilhetes aéreos, vouchers de hotel e comprovação de condições de se manter na África do Sul durante o período da Copa do Mundo dariam o direito a um "visto de evento", válido apenas durante a realização da Copa do Mundo. Porém, mesmo de posse de todos esses documentos, os nigerianos viram seus pedidos negados.

- Eles agora nos pedem declarações de empregadores, contra-cheques, extratos bancários e outros documentos pouco comuns de serem exigidos por autoridades consulares - reclamou um dos manifestantes, que não quis se identificar.
 
Fonte: globoesporte.com 06-06-2010

 

0 comentários: