Filmes árabes estão em mostra de São Paulo

segunda-feira, 22 de outubro de 2007


São Paulo – Filmes produzidos por países árabes estão na programação da 31ª Mostra Internacional de Cinema que começa nesta sexta-feira (19) e segue até 01 de novembro na cidade de São Paulo. Os filmes serão exibidos em 15 locais da capital paulista. como Espaço Unibanco, Centro Cultural São Paulo, Memorial da América Latina, HSBC Belas Artes, Reserva Cultural. Em cinco locais, como Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Memorial da América Latina e Vão Livre do Museu de Artes de São Paulo (MASP).

Entre as produções árabes que integram a programação estão o argelino A Casa Amarela, de 2007 e direção de Amor Hakkar. O filme conta a história de uma família que tenta resgatar o corpo de um dos filhos, um policial morto em um acidente. Outro filme árabe é Ali Zaoua, marroquino feito no ano 2000, que conta a história de meninos de rua. Também Caos, dos diretores Youssef Chahine e Khaled Youssef, uma produção egípcia e francesa, faz parte da mostra. O filme conta a história de uma cidade que convive com um chefe de polícia autoritário. A única pessoa que aplaca a fúria do homem é a jovem professora da cidade, por qual ele é apaixonado e que por sua vez, gosta de um promotor público.

Há ainda outros filmes integrando a mostra internacional. Ela terá mais de 350 produções de várias partes do mundo, inclusive filmes brasileiros. A maior parte dos filmes é inédita no Brasil, nunca foi exibida em salas nacionais. Maiores informações sobre a programação podem ser obtidas pelo site www.mostra.org. Durante o evento também serão promovidos prêmios, como na área de imagem, na qual concorrem as produções brasileiras, e oficinas de cinema para o público interessado na área.


http://www.anba.com.br/noticia.php?id=16265

0 comentários: