Banda de garotas sauditas desafia regime islâmico

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Capa do single 'Pinocchio', do grupo árabe feminino The Accolade / Divulgação

RIO - Uma banda formada por garotas sauditas está desobedecendo o rígido regime islâmico para expressão da emoção e identidade femininas, informa o jornal inglês "Daily Telegraph" desta terça-feira.

O grupo, chamado The Accolade (Elogio, em tradução literal), escreveu um sucesso underground chamado "Pinocchio", que pode ser baixado da página da banda no site MySpace (clique aqui e escute a música) .

A Arábia Saudita mantém um rígido código de controle sobre as mulheres, baseado em preceitos islâmicos. As regras proíbem as mulheres de aparecerem em público sozinhas e sem estar envoltas por um véu. As mulheres oficialmente não podem viajar sozinhas e ter educação ou visitas ao médico sem a permissão de um parente masculino mais velho. Há ainda mandados judiciais contra mulheres que dirigem automóveis.

Uma das moças da banda disse ao jornal "The New York Times" que sua formação era uma demonstração de mudança. "A geração que está vindo é diferente da que passou", disse Dina, de 21 anos, fundadora do Accollade e guitarrista. "Tudo está mudando. Talvez em 10 anos seja permitido ter uma banda e fazer shows ao vivo para o público".

Mas há riscos consideráveis mesmo na limitada exposição que as moças conseguiram até agora.

Lamia, a líder da banda que tem piercings na sobrancelha e nos lábios, disse que foi difícil chegar até aqui. "Na Arábia Saudita, sim, foi um desafio", ela disse. "Talvez nós sejamos loucas. Mas nós queremos fazer alguma coisa diferente".

As mulheres garantem que elas não vão desafiar a conservadora proibição real de não se apresentar em público, mas elas esperam fazer um show na mais liberal Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

- É importante para nós sabermos que somos capazes disso", disse Dina.
 
O GLOBO

0 comentários: