UE condena violências na Nigéria

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Abuja, Nigéria (PANA) - A Comissão da União Europeia (UE) condenou as violências que decorreram sexta-feira passada em Jos, uma cidade situada no norte da Nigéria, fazendo centenas de mortos.

Numa declaração publicada em Abuja, na Nigéria, a Comissão exortou o Governo federal e o do Estado de Plateau, de que Jos é a capital, a abrir um inquérito para determinar as causas profundas destas violências.

O comissário europeu para o Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel, aconselhou vivamente os políticos nigerianos e os seu apoiantes a promover o diálogo pacífico e a compreensão.

"Estou profundamente entristecido que tantas pessoas tenham perdido a vida, ficado feridas ou sem abrigo por causa desta violência atroz", declarou.

"Insto todos os políticos, os líderes locais e nacionais a promover o diálogo pacífico e a compreensão entre os seus apoiantes para evitar o reaparecimento de eventos similares na Nigéria", acrescentou Michel citado na declaração da UE.

De acordo com as autoridades locais, as violências fizeram 200 mortos enquanto algumas testemunhas apontaram para mais de 300 matados.

As violências que opuseram Muçulmanos e Cristãos, seguiram-se a eleições locais.
 

0 comentários: