O livro 'Caligrafia Árabe', do libanês Moafak Dib Helaihel, mostra ao leitor brasileiro como a escrita pode ser uma forma de arte.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

São Paulo – Para os árabes, sua escrita é mais que uma forma de se expressar em textos, é um modo de se expressar em arte. Assim, a caligrafia árabe tem, hoje, seis estilos básicos que dão origem a cerca de 350 outros estilos derivados destes principais. Graças a esta imensa variação, a caligrafia tornou-se uma das mais importantes formas de arte nos países do Norte da África e do Oriente Médio, enfeitando de casas a palácios, de museus a mesquitas. E é esta arte que o libanês Moafak Dib Helaihel mostra ao público brasileiro em seu livro "Caligrafia Árabe".

Divulgação Divulgação

Boneco feito com letras árabes

Recém-lançada, a obra levou um ano para ser produzida. "O livro conta a história da escrita árabe desde o início até os tempos atuais", diz Helaihel. "Ele é extremamente didático, mostra passo a passo como preparar a tinta e o cálamo (instrumento usado na caligrafia árabe)", explica. Segundo o autor, que nasceu na cidade de Baalbeck, no Líbano, mas mora em Curitiba, no Paraná, seu livro é o primeiro em língua portuguesa a abordar a caligrafia árabe de forma instrutiva.

Divulgação Divulgação

Helaihel: desenhando com letras

"Ela faz parte do povo. A caligrafia é baseada na geometria", afirma Helaihel. "Ela faz parte da decoração dos países árabes em casas, mesquitas, castelos", destaca. Formado em História e Geografia pela Universidade de Beirute, Helaihel cursou pós-graduação no Centro de Caligrafia Árabe de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Ele conta que o primeiro estilo no qual a caligrafia árabe foi registrada foi o Kufi. "É um estilo mais arcaico, mais rígido e angular", diz Helaihel, que ministra cursos de caligrafia. Para os interessados em aprender esta arte, o início está no estilo Riq'ai, passando peloNaskhDiwaniTaliq, até chegar no Thuluth, "o estilo mais detalhado, no qual se precisa de um grande aprofundamento", conta o calígrafo.

Divulgação Divulgação

Obra traz figura de leão em caligrafia árabe

Segundo Helaihel, no Brasil, geralmente, as pessoas interessadas em aprender a caligrafia árabe são aquelas que já lidam com arte. Para começar o curso, diz ele, é necessário que o aluno conheça, pelo menos, as letras árabes. "Quando vou dar um curso, primeiro ensino o alfabeto, para que ele saiba o que está fazendo", explica. Quanto ao material usado na caligrafia, usa-se o cálamo, instrumento feito de bambu; e a tinta arábica, uma mistura de pó com goma arábica e água. Difícil de achar? Pode-se usar o nanquim, diz Helaihel, explicando que é o tipo de tinta mais parecida com a arábica.

Em grande parte, as obras em caligrafia árabe trazem versos do Alcorão, além de poesias e provérbios árabes, mas também podem trazer formas livres de movimentos de letras, conta o autor. Ele diz que, para aprender os seis estilos básicos de caligrafia são necessários entre um ano e meio e dois anos de estudo, já para ter uma formação completa na arte caligráfica árabe são precisos cinco anos de dedicação.

Serviço
Título: Caligrafia Árabe
Autor: Moafak Dib Helaihel
Editora Bibliaspa - Pode ser adquirido somente pela Bibliaspa (Telefone: 11 36610904)
Preço: R$ 80








0 comentários: