O Ministério das Relações Exteriores promove a segunda edição do concurso de desenho para crianças brasileiras que moram no exterior. No ano passado, participaram pequenos de 5 países árabes.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Divulgação Divulgação

Inscrições podem ser feitas até domingo

São Paulo – Crianças brasileiras que moram no exterior podem participar de um concurso de desenhos promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio do projeto Comunidades Brasileiras no Exterior. O tema deste ano é "O meu brasileiro favorito/A minha brasileira favorita" e os pequenos podem desenhar desde parentes, amigos, personagem histórico, de ficção, celebridade ou mesmo animal. "Ou ainda outra coisa, o que eles recordarem ou imaginarem como brasileiro ou brasileira favorita", diz a chefe de gabinete da subsecretaria geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, Adriana Telles Ribeiro.

As inscrições devem ser feitas até o próximo domingo, dia 01 de maio, em embaixadas, consulados ou na representação do Itamaraty mais próxima da criança no país. O objetivo do concurso, de acordo com Adriana, é a manutenção do vínculo das crianças com o Brasil e o aumento da interação delas com o país. "Sabemos que há uma população crescente de brasileiros no exterior", afirma Adriana, referindo-se principalmente aos filhos de pais brasileiros que nascem lá fora. "As políticas do governo podem interferir para que estas gerações tenham ou não uma boa relação com o Brasil", diz.

Divulgação Divulgação

2º lugar de 2010 foi de São Francisco

Na última edição, a primeira do Concurso de Desenho Infantil, que teve o tema "O meu Brasil", participaram 257 crianças de 23 países. Destas nações, cinco eram árabes: Emirados, Líbia, Omã, Palestina e Tunísia. Adriana afirma que é crescente o interesse das famílias pelo concurso no mundo árabe. A participação neste tipo de iniciativa, lembra ela, depende do interesse dos pais. Ela cita, no Líbano, a criação do grupo Alecrim, projeto cultural sem fins lucrativos que tem por objetivo transmitir os costumes brasileiros a crianças que moram fora. O grupo deve fomentar a participação dos pequenos no concurso.

Podem concorrer com desenhos crianças com idades entre seis e 11 anos de idade. Cada pequeno deverá participar com apenas um desenho, inédito. Ele pode ser feito com materiais como aquarelas, guaches, marcadores, lápis de cor ou outras mídias, com as técnicas mais diversas, incluindo colagens, uso de tecidos e todo tipo de material. A obra deve ser apresentada, no entanto, em um papel de formato A3.

Divulgação Divulgação

Técnica, originalidade e criatividade são avaliados

Serão avaliados técnica, originalidade e criatividade dos trabalhos. A premiação irá para os dez melhores desenhos e também haverá dez menções honrosas. Os resultados sairão no dia 30 de junho. Segundo Adriana, os prêmios serão edições de livros infantis, material de esporte, entre outros, doados por ministérios brasileiros. As embaixadas e consulados devem organizar cerimônias de premiação para as crianças ganhadoras dos seus países. Na edição do ano passado, o primeiro lugar ficou com Layra Pires de Brito, de Nagóia, no Japão, o segundo com Lucas Walker, de São Francisco, nos Estados Unidos, e o terceiro com Erick Krieger, de Nova York. O quarto lugar foi para Victória Matuda Abade, de Hamamatsu, também no Japão, e o quinto para Sandy Miho Tsukahara, de Tóquio. 

Informações

Site: www.brasileirosnomundo.mre.gov.br





0 comentários: