Um total de 2.964 pessoas fazem exame de proficiência no idioma português em unidades de aplicação no Brasil e exterior. Há sete árabes entre eles.

domingo, 1 de maio de 2011


São Paulo - Sete pessoas de origem árabe fazem exame em língua portuguesa entre esta quarta-feira (27) e quinta-feira (28) para comprovar o seu nível de conhecimento do idioma. As provas do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) serão aplicadas a um total de 2.964 estrangeiros ou mesmo brasileiros que não têm o português como língua materna.

A avaliação é feita em 66 instituições credenciadas como postos de aplicação no Brasil e em 26 países da América, Europa, África e Ásia. Como não há este tipo de unidade em países árabes, as pessoas desta origem farão suas provas em outros postos ou no Brasil. Do mundo árabe, há um avaliado do Líbano, um do Egito e um da Palestina, dois da Argélia e dois do Marrocos.

O Celpe-Brasil consiste em duas avaliações, uma escrita e uma oral. Os participantes poderão ser certificados como intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. Os resultados devem sair em 27 de junho. O Celpe-Bras é exigido no Brasil pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

0 comentários: