Serviço de mensagens do BlackBerry é bloqueado na Arábia Saudita

sexta-feira, 6 de agosto de 2010


RIAD - As restrições impostas pela Arábia Saudita a alguns serviços do smartphone BlackBerry passam a valer a partir desta sexta-feira, 6, segundo informações da agência AFP. Riad bloqueou o sistema de mensagens do aparelho alegando que as mensagens transmitidas entre seus usuários têm códigos ultrasseguros e dificultam a vigilância do governo.

Codificação das mensagens do ClackBerry dificultam vigilância do governo

Vários usuários do aparelho disseram não ter conseguido usar a função de mensagens em seus telefones desde o meio-dia local (6 horas em Brasília), embora tenham conseguido enviar recados antes desse período.

O órgão regulador das telecomunicações anunciou na terça-feira que ordenou a suspensão de tal serviço do BlackBerry a partir desta sexta, já que a companhia responsável pelo aparelho não cumpriu as exigências do governo. "O modo como são utilizados os serviços do BlackBerry não correspondem aos critérios de segurança da comissão nem às condições de licença", informou a Comissão de Comunicações e Tecnologia da Informação (CITC).

Os aparelhos, fabricados pela empresa canadense Research in Motion (RIM), apresentam um nível de codificação superior à maioria dos outros smartphones, tornando muito difícil a vigilância sobre seus usuários.

Além da Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos podem censurar alguns serviços do BlackBerry. Ambos os países regulam o acesso à internet. O governo indiano também lamentou a falta de controle sobre a comunicação entre os usuários do aparelho e disse que poderia tomar medidas semelhantes.

Venda

Alguns sauditas estão tentando vender seus BlackBerries, já que o serviço de mensagens está bloqueado. A iniciativa causou a queda do preço dos aparelhos. Alguns os vendiam pela metade do preço que é comumente comercializado. Comerciantes dizem que "ninguém mais compra, só querem vender os BlackBerries".
 

0 comentários: