São Paulo O canal brasileiro de televisão Futura tem interesse em formar parcerias com canais de televisões árabes para o intercâmbio de profissionais, programas e co-produções. A afirmação foi feita à ANBA pela gerente-geral do Canal Futura, Lúcia Araújo. O Futura já tem parcerias com Moçambique, México e Equador. "Somos o primeiro canal do Brasil com um repórter africano no ar e queremos ser também o primeiro a ter um repórter árabe", afirmou Lúcia.
Um dos motivos para essa parceria é o fato do Brasil ter uma grande comunidade de árabes e descendentes e um dos ideais do Canal Futura é, justamente, mostrar para a população a formação da identidade brasileira. "Os brasileiros já sabem muito da contribuição japonesa e italiana, por exemplo, na formação da nossa cultura. Agora, queremos mostrar também a influência dos árabes, não só no quibe e na esfiha, mas também na dança, literatura e comércio", disse Lúcia,
Segundo ela, o Canal Futura já realizou programas com índios, africanos e europeus no Brasil. "Seria bem interessante fazer um programa sobre a convivência de árabes e judeus, por exemplo, no Brasil. O país daria um ótimo 'case' sobre essa convivência", disse Lúcia, que já tem várias idéias de programas. "Podíamos fazer vários programas mostrando essa herança cultural árabe para apresentar tanto aqui quanto lá (nos países árabes)", acrescentou.
De acordo com Lúcia, a idéia de ter parcerias com canais árabes seria para proporcionar mais informações sobre essa contribuição árabe no Brasil. "Gostaria de tentar traçar pontes para o reencontro das raízes", disse. A troca de programas e de repórteres, segundo ela, seria muito positiva.
Há três anos, Lúcia visitou a sede da Al Jazeera, rede de televisão árabe no Catar, e ficou bem entusiasmada com a emissora. "Precisamos restabelecer os contatos", disse.
Mais que um canal
O Canal Futura, com sede no Rio de Janeiro, foi criado em 1997 com o objetivo de levar mais educação ao povo brasileiro, não só educação escolar, mas em todas as áreas. Atualmente, sua programação é levada para 60 milhões de pessoas, por meio de antenas parabólicas, TV por assinatura e TV aberta.
Os programas do Futura também são utilizados por cerca de 12 mil instituições, entre escolas, creches, presídios, hospitais, centros de saúde, universidades, bibliotecas, ONGs, sindicatos, empresas e órgãos públicos. O conteúdo dos programas também é trabalhado por jovens e líderes comunitários em todos esses locais.
O Futura conta com a parceria de diversas empresas e associações, que além de contribuírem financeiramente, atuam ativamente da sua gestão e do desenvolvimento de seus programas e ações sociais. A qualidade do conteúdo do Canal Futura já despertou o interesse de redes internacionais, tanto que seus programas já foram licenciados para tvs da Europa, África, Estados Unidos, Ásia e América do Sul.
Contato
Canal Futura
Tel.+55 (21) 2502-0022
Email: lucia@futura.org.br
Site: www.futura.org.br
http://www.anba.com.br/noticia.php?id=15942
0 comentários:
Postar um comentário