Artista brasileira, pintura egípcia

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Divulgação
As figuras egípcias e os desenhos islâmicos inspiram as telas de Susana Barros
As figuras egípcias e os desenhos islâmicos inspiram as telas de Susana Barros

São Paulo – Os quadros e telas da artista plástica mineira Susana Barros têm muito em comum com a arte milenar egípcia. As formas geométricas, cores vivas e simetria dos desenhos são as mesmas que são encontradas nas tumbas, sarcófagos e templos construídos há milhares de anos no Egito. "Sou fascinada por essa cultura. As figuras egípcias e os desenhos islâmicos me inspiram", disse Susana.

O fascínio da artista pela arte egípcia e islâmica começou há cerca de 10 anos quando sua filha começou a fazer aulas de dança do ventre. "Depois que ela começou a fazer as aulas, ela também quis estudar a língua árabe e eu comecei a me encantar cada vez mais com a cultura", afirmou Susana. A paixão pela arte milenar moveu mãe e filha ao Egito, em 2005. "Ficamos um mês. Vi muitos livros de arte e pude ver de perto os desenhos geométricos e símbolos utilizados pelos antigos egípcios", disse.

Segundo Susana, a empatia pela cultura árabe já existia mesmo antes dela começar a estudar a arte egípcia. "Eu já pintava muitas figuras parecidas com a da cultura árabe", disse. Para pintar as telas, cerâmicas e painéis, Susana utiliza uma técnica própria. "Faço vários moldes pequenos no papel e depois pinto tudo à mão e vou dando o acabamento", explicou.

Uma tela redonda, por exemplo, de um metro, Susana leva cerca de sete dias para pintar. "Minha produção é pequena porque faço tudo à mão e sozinha", disse. As cores que predominam as pinturas de Susana são as mesmas que eram utilizadas nos desenhos egípcios, que eram coloridos com pedras e ouro. O azul marinho, por exemplo, vem da pedra lápis-lazúli; o azul turquesa, da turquesa; o vermelho, da turmalina e o dourado, do ouro. "Nas minhas telas predominam essas cores, que eram as cores das pedras incrustadas nas tumbas e sarcófagos egípcios", afirmou.

Não são apenas os desenhos, cores e formas que os trabalhos de Susana remetem ao Egito. Os nomes de suas telas, painéis e cerâmicas também são inspirados na cultura árabe. As telas redondas, chamadas de Mandalas, recebem nomes como Arabesco, Flor de Lótus, Hórus, Flor de Papiros, entre outros. Outras obras também ganham nomes de rainhas egípcias e de símbolos históricos.

As obras de arte de Susana são elaboradas em seu atelier, dentro de sua casa. "Nunca fiz uma obra igual a outra. Detesto copiar. Meu negócio é criação", disse. Segundo Susana, suas obras já foram vendidas para compradores particulares dos Estados Unidos, França e Itália. "Meu objetivo agora é levar minha arte para o exterior. Acredito que lá fora, as pessoas dão mais valor", afirmou.

Além de voltar ao Egito, a artista também sonha em expor suas obras em Dubai, nos Emirados Árabes. "Quero trabalhar com galerias de arte", disse. Atualmente, Susana está participando de algumas seleções para expor na França. Em outubro de 2007, ela expôs na Galeria Romero Britto, em São Paulo. Segundo Susana, seu próximo passo é se mudar de Belo Horizonte, Minas Gerais, para São Paulo. "São Paulo é a porta para o mundo", explica.

Contato

Susana Barros
Tel. +55 (31) (31) 8454-8323
Email: susana@susanabarrosart.com
Site: www.susanabarrosart.com



http://www.anba.com.br/noticia.php?id=17108

0 comentários: